Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Onde mora o perigo

Um dos riscos não calculados pelo governo na CPI do Cachoeira é o de que venha à tona o material da Operação Las Vegas da Polícia Federal. Embrião da Monte Carlo, que levou à prisão de Carlinhos Cachoeira, a Las Vegas é considerada, por autoridades que tiveram acesso a seu conteúdo, "mais letal para agentes políticos".

Também é essa a operação que pode constranger o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Sua assessoria confirmou ontem que ele não pediu diligências à PF quando recebeu o material da Las Vegas, em 2009. A justificativa é que não havia "elementos suficientes para qualquer iniciativa no âmbito do STF".

-

Polêmico Gurgel optou por engavetar temporariamente o caso. Membros do próprio Ministério Público contestam essa decisão em privado. Acham que, com as informações em mãos, o procurador-geral tinha de arquivar, denunciar citados sem foro privilegiado ou pedir abertura de inquérito no STF.

Família O relatório da Las Vegas foi enviado pela PF à subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques, mulher de Gurgel, e depois "subiu" para ele. Com a paralisação, três anos depois foi deflagrada a Monte Carlo.

Olheiro Giles Azevedo, chefe de gabinete e homem de confiança de Dilma Rousseff, acompanhou reunião de ministros e a cúpula do PT para debater a CPI do Cachoeira na semana passada.

Viral A juventude do DEM espalhou nas redes sociais vídeo de discurso de Demóstenes Torres (GO) nos tempos de mordaz crítico da corrupção. No meio da fala, aparece o Capitão Nascimento, de "Tropa de Elite", questionando: "Você acha que ninguém aqui sabe que você recebe dinheiro do jogo do bicho?".

Zaga Os ex-líderes do governo Romero Jucá (PMDB-RR) e Cândido Vaccarezza (PT-SP), afastados em março, foram escalados para compor a tropa de choque na CPI.

Trégua Depois da novela da escolha dos nomes, os dois responsáveis pelo plano de governo de Fernando Haddad, deputados José de Filippi e Vicente Cândido, fizeram na noite de quinta a primeira reunião conjunta, em clima de paz e amor.

Mais... O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), enfrenta uma CPI na Câmara por acusações de cobrança de propina de empresas pela autarquia de saneamento municipal, o Semasa.

... CPI As primeiras denúncias foram feitas pelo ex-diretor de licenciamento ambiental da Roberto Tokozumi, que disse que foi ameaçado por membros do esquema por ter se negado a participar. Aidan negou envolvimento nas acusações, mas enfrenta desgaste político.

Esquentou 1 A guerra no PT de Recife chegou aos institutos de pesquisa. Antonio Lavareda, do Ipespe, acusou o economista Alexandre Rands de usar sua empresa, a Datamétrica, para favorecer o irmão, Maurício Rands, na disputa contra o prefeito João da Costa.

Esquentou 2 Lavareda é dono também da agência RGA, que tem contas na prefeitura. O irmão de Maurício Rands respondeu no mesmo tom: "Esse senhor é uma fábrica de maldades. Fez isso com Arraes em 1998 e com Humberto Costa em 2006".

Números Lançado ontem pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, o CNIPE, sistema que reúne dados de todos os tribunais, varas e cartórios judiciais, registrou 8.000 consultas em seis horas.

-

tiroteio

"Meu dentista hoje, lendo o jornal, me cobrou por não ter tido a ideia de apresentar um projeto de lei de tal importância, porque ele sempre sonhou ser chamado de dentisto."

-

contraponto

Sorte grande

Presidindo a reunião do Conselho de Ética, o senador Antonio Valadares(PSB-SE) sorteou cinco vezes o nome de um relator para comandar o processo de cassação de Demóstenes Torres, mas todos declinaram.

-Agora vai!, brincou Valadares antes de tirar o sexto nome, do senador Humberto Costa (PT-PE), que topou.

Gim Argello (PTB-DF), um dos que rejeitou o posto, fez questão de se justificar:

-Se fosse bom, não era sorteio. Para ganhar na Mega Sena ninguém me chama!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.