Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente do Metrô já foi condenado pela Justiça

Peter Walker foi anunciado anteontem

DE SÃO PAULO

O novo presidente do Metrô, Peter Walker, foi condenado em 2010 em primeira instância, pela Justiça de Campinas, por improbidade administrativa. Ele recorreu da sentença; ainda não há decisão de segunda instância.

A Justiça entendeu que houve contratação ilegal de funcionários na Sanasa sem concurso público entre 1988 e 1996. A empresa é a concessionária de água e esgoto de Campinas, que Walker presidiu na década de 1990. A informação foi revelada pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

A ação foi movida pelo Ministério Público contra Walker e outros executivos.

Ele foi condenado à perda dos direitos políticos por três anos, ao pagamento de multa e proibido de firmar contrato com o poder público por três anos. Enquanto não há decisão definitiva, Walker não é obrigado a cumprir a pena.

O antecessor dele, José Kalil Neto, também tem condenação de primeira instância. O governo recuou de mantê-lo no cargo quando a condenação foi noticiada.

O governo do Estado diz que agiu dentro da lei ao nomear Walker. Em nota, diz que a condenação não constatou enriquecimento ilícito nem desvio de dinheiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.