Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Reprise

A disputa entre os mesmos grupos que duelaram pela presidência da Câmara e pela liderança do governo na Casa transformou numa guerra interna do PT a escolha do relator da CPI do Cachoeira. De um lado, com apoio de Lula, José Dirceu e Rui Falcão, está o ex-líder Cândido Vaccarezza. De outro, respaldado pela ministra Ideli Salvatti e pelos líderes Arlindo Chinaglia e Jilmar Tatto, fica o também paulista Paulo Teixeira.

A briga pela função se justifica: cabe ao relator definir o roteiro de trabalho da investigação, estabelecendo limites e prioridades nos depoimentos e nas quebras de sigilos, duas das armas de uma CPI.

-

Eu, não Diante do velho impasse no PT, outros nomes na bancada foram sondados. Alexandre Molon (RJ) alegou estar sobrecarregado com a relatoria do marco civil da internet, e Henrique Fontana (RS), com a reforma política.

Dúvida De um integrante da cúpula petista sobre o impasse na Câmara para escolher o relator: "O PT é tão enrolado que daqui a pouco vai fazer prévia para porteiro de Assembleia Legislativa''.

Tropa de choque O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirma que só um pedido da presidente Dilma o faria integrar a CPI do Cachoeira. Senadores aliados dizem que só Braga garantirá blindagem ao Planalto, já que devem participar da comissão os "magoados" Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR).

Revival A CPI ainda não começou os trabalhos, mas já resgata personagens de escândalos dos tempos da CPI dos Bingos. Ex-assessor de Antonio Palocci e personagem do caso Waldomiro Diniz, o advogado Rogério Buratti protestou no Twitter: "A CPI vai esclarecer muita bobagem que foi dita. Nunca entendi por que a Getch me envolveu naquela história".

Cofrinho Os governadores aproveitaram a viagem a Brasília, por conta da posse de Carlos Ayres Britto na presidência do Supremo Tribunal Federal, para se reunir para fechar o pleito de renegociação da dívida dos Estados. A reivindicação, ecumênica, reuniu Jaques Wagner (PT-BA), e os tucanos Geraldo Alckmin (SP) e Antônio Anastasia (MG), entre outros.

Geral Faltaram cadeiras para autoridades e convidados ontem na posse de Ayres Britto. Funcionários do tribunal tiveram de improvisar assentos extras para o plenário, que virou uma fornalha.

#vanusafeelings A cantora Daniela Mercury chegou à posse junto de Ayres Britto. Antes de desafinar e perder o fôlego numa versão arrastada do Hino Nacional, a musa do axé recitou um poema para o presidente do Supremo.

Urnas A ministra Cármen Lúcia estreia na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em reunião hoje com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) para tratar de acessibilidade nas eleições municipais.

Lembrete O presidente do DEM, José Agripino, e o dirigente paulistano do partido, Alexandre de Moraes, se reuniram ontem com Geraldo Alckmin em Brasília para reiterar o pleito de indicar o vice na chapa de José Serra. Ouviram do governador que o compromisso está mantido.

Forcinha DEM e PSDB confirmam neste fim de semana a disposição de fechar uma aliança para disputar a Prefeitura de Salvador. Na ocasião, não baterão o martelo sobre quem será o candidato, mas já na semana que vem ACM Neto (DEM) deve lançar sua candidatura.

-

tiroteio

"Em tempos de completo apagão no setor de transportes, a nova promessa do governador Geraldo Alckmin de triplicar o metrô até 2018 joga luz sobre o que não foi feito."

-

contraponto

Alarme falso

O Congresso realizava ontem a sessão para instalação da CPI do Cachoeira quando o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), correu para o microfone:

-Presidente, a bancada do PT solicita que a matéria seja retirada da pauta! Precisamos avaliar melhor.

O frisson foi geral, houve protesto de vários partidos, até que o petista conseguiu explicar que se tratava de um engano e se referia a outro projeto.

Na tribuna, Chico Alencar (PSOL-RJ) não resistiu:

-O líder Tatto sempre nos causando fortes emoções...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.