Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate/Investigações

Grupo pediu lobby de senador na Educação

Objetivo era obter autorização para abertura de curso de medicina em faculdade de empresário ligado a Cachoeira

Demóstenes diz em gravação que falou com secretário-executivo do órgão; pasta nega pedido de audiência

LEANDRO COLON
LÚCIO VAZ
DE BRASÍLIA

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal mostram que o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) foi acionado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para fazer lobby no Ministério da Educação.

Nos diálogos obtidos pela Folha, gravados em julho do ano passado, o senador diz a Cachoeira que procurou o ministro da Educação, na época o petista Fernando Haddad, e o secretário-executivo, José Paim Fernandes, para resolver pendências na pasta.

As conversas entre Cachoeira e Demóstenes apontam, segundo a PF, que o senador foi acionado para solucionar um impasse envolvendo um pedido de abertura de curso de medicina da Faculdade Padrão, de Goiânia.

O mantenedor da instituição, Walter Paulo Santiago, é ligado ao empresário.

As gravações estão no inquérito do Supremo Tribunal Federal que autorizou a investigação das relações do senador com Cachoeira.

Às 9h21 do dia 12 de julho de 2011, Cachoeira telefonou a Demóstenes e disse estar ao lado do dirigente da faculdade: "Doutor, tô aqui com o professor Walter Paulo. Eles deram notícia lá do Ministério da Educação? Cê falou com o ministro?".

O senador responde: "Não deram notícia não. Cobrar hoje de novo. Eu até tinha pedido uma audiência pra ele [ministro] antes do casamento. Falei com o Paim, que é o secretário-executivo dele. Vou cobrar lá", disse o senador. Cinco dias antes, ambos já haviam falado sobre a atuação no Ministério da Educação. "Doutor, e aí, você olhou aquele negócio da faculdade?", perguntou Cachoeira. "Olhei, é esperar agora o ministro", disse o senador.

A Faculdade Padrão foi criada em 1998. Dirigente da instituição, Walter Paulo é ligado a Carlinhos Cachoeira.

Em 29 de fevereiro, dia da Operação Monte Carlo, o empresário foi preso numa casa do dirigente da faculdade.

A residência havia sido vendida a Walter Paulo pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), segundo versão do tucano.

No primeiro semestre de 2011, o ministério havia mantido parecer que indeferiu pedido da instituição para o funcionamento de um curso de medicina, decisão que ainda não foi alterada.

O Ministério da Educação informou que não há "registros" de pedido de audiência por parte do senador para tratar desse assunto. Segundo a assessoria, Demóstenes teve um encontro com Haddad em setembro de 2010, no gabinete do ministro em Brasília.

Na audiência, estavam o senador, o ministro e o secretário-executivo. Na oportunidade, o senador tratou de processo da Nova Faculdade, em Contagem (MG), na qual tem participação acionária.

O senador pediu rapidez no credenciamento. O processo foi concluído meses depois.

Colaboraram BRENO COSTA e FERNANDO MELLO, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.