Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ginástica na praça vira hit no Orçamento do governo

'Academias da saúde' são bancadas por meio de emendas parlamentares

Programa ilustra a estratégia de associar ações de governo a obras de interesse de congressistas e prefeitos

DE BRASÍLIA

O jornal eletrônico "Bananeiras Online" informou no último dia 12 que o prefeito de Solânea (PB), o peemedebista Dr. Chiquinho, esteve em Brasília para conseguir verbas para a cidade.

Graças a uma emenda apresentada pelo deputado Wellington Roberto (PR), relatava o texto, o município terá a sua primeira "academia da saúde" -nome de um programa federal lançado no ano passado e que se tornou a nova moda no mundo das emendas parlamentares.

Somente naquele dia, o Ministério da Saúde registrou 38 operações de repasse de verba para municípios interessados nas academias, que são espécies de praças com aparelhos de ginástica ou outros recursos para a prática de atividades físicas.

O Ministério da Saúde diz ter aprovado, em 2011, 478 emendas parlamentares para a construção de polos da "academia da saúde". A meta é construir 4.000 até 2014, além daquelas construídas por emenda parlamentar.

O caso ilustra uma estratégia cada vez mais comum na administração federal: associar ações de governo ao apetite de congressistas e prefeitos, ampliando verbas e influência política.

Esporte e Turismo, os exemplos mais evidentes, se tornaram ministérios basicamente para explorar esse filão: o primeiro, financiando quadras e ginásios; o segundo, todo tipo de obra e evento classificável como atração para viajantes.

Em 2010, a Cultura ofereceu a construção de bibliotecas, cinemas e teatros em pequenas cidades.

O modelo, porém, é sujeito a riscos. Os projetos sofrem com baixa execução ou descontinuidade; outros resultam em investigações de desvio de recursos, como aconteceu em 2011 no Turismo. (GUSTAVO PATU E JOHANNA NUBLAT)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.