Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate/Conselho de ética

Demóstenes contraria sua proposta em defesa

Advogado diz que processo contra parlamentar viola a Constituição

Senador é autor de PEC que permite a abertura de processo por quebra de decoro por fatos anteriores ao mandato

Sérgio Lima/Folhapress
Deputado Carlos Sampaio chega à sala onde são guardados documentos secretos de CPI
Deputado Carlos Sampaio chega à sala onde são guardados documentos secretos de CPI

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Autor de proposta que inclui fatos anteriores ao mandato entre os que permitem a abertura de processo por quebra de decoro de congressistas, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) usa agora, por meio de sua defesa, argumento oposto para pedir o arquivamento de processo no Conselho de Ética.

Em defesa prévia encaminhada ao conselho, advogados do senador argumentam que parte dos fatos listados na representação contra Demóstenes ocorreram antes do atual mandato, o que impediria a abertura do processo.

Diz a defesa que a instauração do processo para apurar fatos ocorridos fora do exercício do mandato "viola frontalmente a Constituição".

Assinado pelos advogados de defesa do senador, o texto lista várias propostas rejeitadas pelo Congresso para mudar a Constituição, mas não menciona que Demóstenes é autor de uma das PECs (proposta de emenda constitucional) que trata do assunto.

A PEC do senador foi apresentada ao Congresso em 2006 e espera por votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado desde abril do ano passado.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que não há contradição porque a peça de defesa foi baseada em critérios técnicos.

"Eu não tenho compromisso com posições políticas do senador Demóstenes. Ele não assina a petição, quem assina são seus advogados."

O Conselho de Ética deve instaurar hoje o processo disciplinar contra Demóstenes. Kakay protocolou ontem pedido de mais prazo para apresentar nova defesa.

Colaborou LEANDRO COLON, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.