Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Lenha na fogueira

Responsável por analisar a Operação Vegas, a subprocuradora da República Cláudia Sampaio quebra o silêncio e responde à polêmica da suspensão das investigações, em 2009. Ela, que é mulher do procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, diz que ia arquivar o caso, "mas o doutor Raul foi categórico ao pedir para esperar, para não atrapalhar investigações em curso".

Raul Alexandre é o delegado da Polícia Federal que comandou a operação de 2009, que levou à Monte Carlo em 2010 e à prisão de Carlinhos Cachoeira. "Está claro que a Vegas era uma operação natimorta", disse a subprocuradora, por intermédio da assessoria da PGR.

Vazou A justificativa de Cláudia Sampaio para dizer que a Vegas era "natimorta" é que, segundo ela, se a operação tivesse continuado não iria levar a resultados concretos, uma vez que os policiais encarregados das investigações seriam do esquema.

Aí não As declarações da mulher de Gurgel irritaram a PF, que nega que o delegado tenha feito o pedido.

Outra versão À CPI, Raul Alexandre afirmou que, durante reunião, a subprocuradora alegou que não havia encontrado indícios suficientes do envolvimento do senador Demóstenes Torres (GO) com a organização criminosa para enviar o inquérito ao Supremo Tribunal Federal.

Linha cruzada Gilberto Kassab brinca com aliados que, por sorte, Demóstenes não teve seus telefones grampeados -só aparece nas escutas em conversas com outras pessoas monitoradas. "Passei seis meses ligando para convidá-lo para vir para o PSD", lembra o prefeito.

Bis Integrantes da CPI do Cachoeira já se preparam para votar, na quinta-feira, a reconvocação do acusado de contravenção. Avisados por Márcio Thomaz Bastos que Cachoeira deve se recusar a falar na terça, os parlamentares sabem que terão de chamá-lo de volta à comissão.

Boletim De um alto petista com trânsito na Venezuela: "O câncer de Chávez está mais para Gushiken do que para Lula". O ex-ministro Luiz Gushiken enfrentou câncer de estômago, teve recidivas e está internado. Lula se livrou do câncer de laringe e está sendo monitorado. Chávez teria câncer de reto.

Devagar... Integrantes do Supremo Tribunal Federal se queixam da demora do revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, em concluir os trabalhos. Alegam que os demais ministros receberam o relatório de Joaquim Barbosa depois de Lewandowski e já têm prontos seus votos.

... quase parando Além disso, corre nos bastidores do STF que, se o julgamento não começar em junho, o ministro Cezar Peluso pode nem voltar para a corte após o recesso de julho, o que atrasaria ainda mais o processo. O ex-presidente do Supremo cai na aposentadoria compulsória em setembro.

Noivado O PT pretende apresentar no dia 2 um esboço do plano de governo de Fernando Haddad. À ocasião, o partido fará seu encontro municipal, que precede a convenção, prevista para o dia 30. Até o encontro petistas esperam desatar os nós para anunciar alianças com PR, PSB e PC do B.

Mantra O QG de Haddad captou, em sondagens qualitativas, que a expressão "apagão dos transportes", repetida pelo petista, "pegou". O tema será explorado à exaustão sobretudo diante da perspectiva de difícil solução rápida para panes nos trens e metrô.

Tiroteio

O DEM está agindo como o PSOL: sempre que fala precisa ter alguma frase de efeito para aparecer. Só assim mesmo para o partido de Onyx não sumir definitivamente.

DO LÍDER DO PT NA CÂMARA, JILMAR TATTO (SP), criticando o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) que, durante a reunião da CPI do Cachoeira, chamou o senador Humberto Costa (PT-PE) de sanguessuga.

Contraponto

Não custa sonhar

Durante ato em favor da PEC 438, que expropria terras de quem explora trabalho escravo, terça-feira passada, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Domingos Dutra (PT-MA), se atrapalhou no discurso:

-O governo Dilma apoia a PEC. Mas cabe lembrar que ela foi aprovada em primeiro turno em 2004, no governo do presidente Dutra!

Alertado pela plateia sobre a gafe, o petista emendou:

-Confundi com o Dutra do passado, mas quem sabe eu mesmo não serei presidente no futuro?

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.