Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

América Latina

Evento no Instituto FHC é marcado por críticas a publicidade de governos

DE SÃO PAULO - Realizado ontem à noite no Instituto FHC, no centro de São Paulo, o seminário "Meios de Comunicação e Democracia na América Latina" foi marcado por críticas à publicidade governamental e seus efeitos sobre os meios de comunicação da região.

O ex-presidente Fernando Henrique resumiu as apresentações, no final, dizendo que a situação no Equador, na Bolívia e no México, relatada por expositores, "não é tão particular". No Brasil, "temos problemas que se assemelham, ainda que não no mesmo grau".

Diz que aqui "não existe a compra" como no México, descrita pelo ex-porta-voz da Presidência mexicana, Rubén Aguilar, "mas o poderio do governo, sobretudo sobre a pequena mídia, é crescente". Por outro lado, acrescentou, "nosso mercado é grande, o que permite uma certa margem de manobra".

Em seu último ano de governo, o ex-presidente gastou perto de R$ 1 bilhão em publicidade (R$ 996 milhões, em valores atualizados pelo IGP-M).

Também na mesa, o ex-presidente da Radiobrás no governo Lula, Eugênio Bucci, citou o "abuso das verbas de publicidade do governo" como um dos motivos para a eventual regulação do setor de mídia no Brasil. FHC, falando no final, disse que "é necessário ter regulação", porém "adequada".

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.