Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após queda de 2 prefeitos, Campinas vive paralisia

Cidade enfrenta atraso em obras e greve do funcionalismo municipal

Um ano depois, ação que investiga suposto esquema de corrupção ainda tramita em
fase inicial na Justiça

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Um ano depois de mergulhar em sua maior crise política, um escândalo de corrupção que provocou a queda de dois prefeitos, Campinas (SP) vive uma situação de paralisia administrativa.

A investigação andou pouco, e o processo, iniciado com a denúncia contra 19 servidores e empresários, ainda está em fase inicial na Justiça.

Desde a deflagração da operação, em 20 de maio de 2011, as apurações do Ministério Público desencadearam trocas de cadeira na prefeitura e problemas de gestão.

Investimentos em asfalto, remédios e obras do Pronto Socorro Metropolitano sofreram atrasos. A reforma do teatro Castro Mendes foi adiada pela quarta vez, e o teatro do Centro de Convivência Cultural está fechado por infiltrações e falhas elétricas.

O prefeito Pedro Serafim (PDT), eleito há 40 dias pela Câmara Municipal para um mandato-tampão até dezembro, já enfrenta a primeira greve do funcionalismo. Até a orquestra da cidade aderiu ao movimento.

PROPINA

Para a Promotoria, a então primeira-dama Rosely Santos, mulher do ex-prefeito dr. Hélio (PDT), chefiava quadrilha que cobrava de 5% a 12% do valor de contratos e fraudava licitações públicas.

O ex-presidente da Sanasa (empresa de saneamento) Luiz Augusto de Aquino aderiu à delação premiada -em que o acusado tem benefícios para colaborar com a apuração- e disse ter repassado propina à ex-primeira-dama. O esquema, considerando o valor de dez contratos, teria arrecadado R$ 14 milhões.

A Promotoria não apontou envolvimento de dr. Hélio, cassado pela Câmara em agosto acusado de omissão. Seu vice, Demétrio Vilagra (PT), assumiu o cargo e foi cassado em dezembro.

A defesa de Rosely e dr. Hélio não se manifestou. Vilagra nega irregularidades.

Colaborou MARCELO VILLA, de Campinas

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.