Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

É guerra

O núcleo jurídico do PSDB denunciará à Justiça Eleitoral o movimento "Conversando com São Paulo", no qual o pré-candidato do PT, Fernando Haddad, discute sua plataforma de governo com entidades da sociedade civil e militantes do partido. Na interpretação dos tucanos, o ciclo de atividades, que ganhou um portal colaborativo na internet com vídeos e áudio, caracteriza campanha antecipada, pois a legislação só permite propaganda com pedido de voto a partir de 6 de julho.

A medida é um contra-ataque do QG de José Serra às ações impetradas pelos petistas contra o programa partidário que teve o ex-governador como protagonista.

-

Toma lá... Lula sinalizou para o governador Eduardo Campos que o PT deve promover hoje intervenção em Recife para declarar candidato à prefeitura o ex-deputado Maurício Rands, que perdeu as prévias domingo para o atual prefeito, João da Costa.

... dá cá A decisão em favor do preferido do governador é fator decisivo para pavimentar a aliança do PSB com Fernando Haddad em São Paulo, que pode ser selada ainda nesta semana.

Suporte Rands passou o dia ontem em Brasília em busca de apoio da Executiva Nacional para anular hoje as prévias. A intervenção tem "99,9%'' de chance de ocorrer, segundo um membro do colegiado, já que outra votação não resolveria o impasse.

Bis Outra crise entre PT e PSB, em Fortaleza (CE), pode terminar com intervenção nacional. O governador Cid Gomes repetiu a Lula na terça que PSB e PMDB podem apoiar um candidato do PT, desde que não seja indicado pela prefeita Luizianne Lins.

Vai azedar 1 O apoio do relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), à investigação da Delta nacional surpreendeu o PMDB. Cobrado, o PT disse que Cunha não consultou membros da comissão e seguiu orientação da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Vai azedar 2 O PMDB teme que o passo seguinte seja a convocação do governador Sérgio Cabral (RJ). Se isso ocorrer, peemedebistas vão adotar "agenda inversa'' e impedir que Marconi Perillo (PSDB-GO), principal desafeto do PT, seja chamado.

Será? Quando o G10 dos advogados do mensalão começou a discutir o manifesto contra a "faca no pescoço" no caso, José Carlos Dias e Arnaldo Malheiros foram contra. Achavam que seria uma forma de pressão inversa sobre os ministros do STF.

Making of O texto foi assinado no escritório de Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, recém-integrado ao panteão de defensores. Ele chancelou o documento.

Liga Além do texto conjunto, os advogados dos acusados no mensalão constituíram uma espécie de confraria, que se reuniu em jantar na casa do mesmo Kakay em Brasília nesta semana.

Sem faca Fiel da balança para definir a data do julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski passou a indicar que só entregará em junho seu voto revisor.

‌‌Canteiro alheio Do senador Aécio Neves (PSDB-MG), sobre as inspeções de Aldo Rebelo (Esporte) a arenas da Copa: "O ministro deveria parar de pegar carona nos estádios e passar a vistoriar obras federais, como as de aeroportos, que estão no pacote que não anda".

Visita à Folha Claudio Bergamo, presidente da Hypermarcas, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Ao permitir, na calada da noite, que políticos "contas-sujas" disputem a eleição, deputados estão marchando contra o clamor popular. É um atentado à imagem do Congresso.

DO JUIZ MARLON REIS, fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, sobre o projeto aprovado pela Câmara que permite a candidatura de quem teve as contas rejeitadas, contrariando a Lei da Ficha Limpa.

contraponto

De onde mesmo?

Em reunião da Comissão de Educação da Câmara, ontem, Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) falava sobre projeto de Renato Casagrande (PSB), hoje governador do Espírito Santo. Em ato falho, o pedetista referiu-se ao ex-senador como "governador do Distrito Federal".

Newton Lima (PT-SP), que dirige a comissão, corrigiu:

-Assim o Lelo Coimbra (PMDB), capixaba, fica bravo.

Chico Alencar (PSOL-RJ) completou, lembrando da encrenca que aflige o petista titular do Palácio do Buriti:

-Imagine o Agnelo Queiroz, em tempos de Cachoeira!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.