Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmara do DF compra sistema que grampeia ligações

LÚCIO VAZ
DE BRASÍLIA

A Câmara Legislativa do Distrito Federal comprou por R$ 301 mil um equipamento capaz tanto de detectar a existência de grampos quanto de fazê-los. Ela é idêntica à utilizada pela Casa Militar do DF -que, segundo parlamentares da oposição, foi usada para monitorar ilegalmente adversários do governador Agnelo Queiroz (PT).

A Câmara diz que os equipamentos têm "a única finalidade de contra-vigilância" e não serão usados para interceptar ligações.

O líder do PT na Câmara, Chico Vigilante, afirmou que a compra é "absolutamente desnecessária, absurda, sem sentido". O deputado defende que a Câmara chame a Polícia Civil ou a Polícia Federal para fazer varreduras se houver suspeita de grampos ilegais. "Impressiona a capacidade da Casa de gerar notícia negativa", completou.

Já a líder do PSD, Celina Leão, principal nome da oposição ao governo petista, defende a compra e diz que o equipamento será utilizado apenas para identificar possíveis grampos, mas admite que o sistema -adquirido no dia 3- é capaz de fazer escutas telefônicas.

A deputada lidera o movimento para tentar implantar a CPI da Arapongagem e investigar justamente os supostos grampos ilegais feitos pela equipe de Agnelo.

A CPI pretende apurar supostas escutas ilegais em telefonemas de mais da metade dos deputados distritais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.