Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

PT prepara manifesto com críticas a tucano

Texto escrito para ato de Haddad acusa Serra de 'falso moralismo'

Objetivo é antecipar polarização e forçar ex-governador a rebater ataques; Lula deve discursar no evento

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

O PT preparou um manifesto com duros ataques ao pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, para a festa em que pretende marcar o início da campanha de Fernando Haddad, no próximo sábado.

O texto acusa o tucano de "falso moralismo" e diz que ele passou a defender uma "visão conservadora" em busca de votos na derrota para Dilma Rousseff em 2010.

O documento martela o discurso de que Serra "abandonou a prefeitura" antes da metade do mandato e afirma que ele cumpriu integralmente apenas 17% das promessas que fez em 2004, quando derrotou Marta Suplicy (PT).

A estratégia de Haddad tem como meta antecipar a polarização com o tucano e forçá-lo a reagir, o que ele tem se recusado a fazer.

Serra lidera a disputa municipal com 31% das intenções de voto. O petista ocupa a sétima posição com 3%, segundo pesquisa Ibope divulgada no último dia 9.

Outro objetivo da equipe de Haddad é municiar a militância no PT para tentar ampliar o desgaste de Serra, que aparece com 35% de rejeição.

O manifesto cita levantamento publicado pela Folha em 2008, quando Gilberto Kassab completou o mandato conquistado por Serra.

Das 161 propostas apresentadas pelo tucano, 87 (54%) haviam sido descumpridas.

O texto teve sua primeira versão redigida pela equipe do programa de governo de Haddad. Depois, recebeu contribuições de vereadores.

"É um material com subsídios para a militância. O importante será a apresentação das diretrizes do nosso programa", diz o pré-candidato.

As propostas concretas só serão lançadas em agosto.

Padrinho político de Haddad, o ex-presidente Lula deve discursar na festa. A ideia é que ele lidere a ofensiva contra Serra, a quem tem chamado de "político de ontem com ideias de anteontem".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.