Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Procura-se gerente

Os atrasos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento reacenderam nos bastidores do governo federal a ideia de devolver o PAC para a Casa Civil, comandada pela ministra Gleisi Hoffmann. Carro-chefe da pasta quando Dilma Rousseff era ministra, o programa teve sua coordenação transferida para o Planejamento em 2011. De lá para cá, a lentidão em projetos e a queda nos investimentos elevaram à potência máxima o nível de preocupação do Planalto.

No rol de possibilidades, segundo interlocutores, está entregar o gerenciamento de ações do PAC a uma turbinada Subchefia de Articulação e Monitoramento.

-

Empacado Integrantes do governo apontam a ''militarização'' do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como uma das principais causas para a paralisia do programa.

Domínio público Surpreso com a abordagem do ex-presidente Lula, o ministro do STF Gilmar Mendes relatou a conversa, que girou em torno do mensalão, a diversas autoridades, entre elas o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams.

Ideia... Na conversa, Lula quis saber se Mendes considerava a hipótese de o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) ter plantado o grampo em um diálogo ocorrido entre os dois, em 2008. Mendes respondeu que não.

...fixa Quem acompanha os bastidores no STF atribui a petistas e a ''viúvas'' de Paulo Lacerda os boatos referentes a um encontro entre o ministro e Torres, até então um dos principais interlocutores do Judiciário, em Berlim. Lacerda comandava a Abin na época do grampo e foi exonerado após o episódio.

Memória Um expediente foi usado por todos os advogados de réus do mensalão: citar decisões anteriores de cada um dos 11 ministros do STF em ações penais que corroboram suas teses de defesa.

Pelotão O rol dos que testemunharam a favor do ex-ministro José Dirceu inclui, além de Dilma Rousseff e Lula, o vice-presidente José Alencar, morto em 2011, e o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, que também atua como advogado no processo.

Laços Em abril de 2011, a Alberto e Pantoja, empresa apontada como "laranja" pela Polícia Federal, fez um depósito de R$ 45 mil na conta de Bruna Bordoni, contratada em 2005 pelo gabinete de Demóstenes Torres para a vaga de assistente parlamentar.

Outro lado A defesa do senador afirma que o ato de nomeação de Bruna foi tornado sem efeito em março de 2005 porque a funcionária não passou no exame médico do Senado Federal.

Não pode 1 A AGU divulgará hoje em seu site a cartilha que estabelece as condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições marcadas para outubro. A grande novidade são as proibições incluídas na Lei da Ficha Limpa.

Não pode 2 O texto adverte ministros de que, apesar de a eleição ser municipal, valem para o governo federal a proibição de publicidade nos três meses antes do pleito e a participação em eventos de campanha durante o horário de expediente.

No microfone Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita (PMDB) irá a ambulatórios médicos de especialidades para gravar "in loco" parte das 20 inserções televisivas a que seu partido tem direito em junho.

-

tiroteio

"A conversa entre o ministro Gilmar Mendes e o ex-presidente Lula, intermediada por Nelson Jobim, não é um caso de polícia, mas, sim, um caso de manicômio judiciário."

-

contraponto

Pano rápido

Durante culto em homenagem ao aniversário do pastor Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus, dia 19, seu irmão, Abner Ferreira, que atua no Rio, alfinetou os pré-candidatos que foram ao evento:

-Espero que os políticos se lembrem dos evangélicos fora da época de eleição e não nos escondam...

Gilberto Kassab, presente ao evento, corrigiu:

-Somos parceiros. Ajudamos a Marcha para Jesus.

E emendou, trocando o nome do homenageado:

-Meus parabéns ao pastor Samuel Moreira!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.