Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

PT força desistência para lançar senador sem prévia em Recife

Maurício Rands abandona disputa interna e partido espera saída de prefeito para indicar Humberto Costa

Acordo costurado por Lula prevê entrega de vaga no Senado ao PSB e apoio do partido a Fernando Haddad em SP

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE
BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Seguindo roteiro traçado pelo ex-presidente Lula, o deputado Maurício Rands retirou ontem sua pré-candidatura a prefeito de Recife pelo PT para apoiar o lançamento do senador Humberto Costa sem a realização de prévias.

A desistência deve ser seguida pelo prefeito João da Costa, que queria disputar a reeleição contra a vontade do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Com isso, o PT sepultará o processo de votação interna para escolher seu candidato na cidade. O partido fez o mesmo em São Paulo no ano passado, ao forçar a saída da senadora Marta Suplicy para indicar Fernando Haddad.

A estratégia para evitar as prévias em Recife foi noticiada pela Folha na última sexta-feira, um dia depois de o PT anular a votação original, realizada no dia 20, e marcar uma nova disputa entre Rands e João da Costa.

A cúpula do partido alegou que a eleição interna, vencida pelo prefeito, foi contaminada por irregularidades. No entanto, não anunciou punições e manteve o discurso de que a chapa seria definida pelo voto direto dos filiados.

A intenção dos petistas é anunciar até amanhã a desistência de João da Costa e a indicação do senador.

"Apostamos no acordo para garantir a unidade do partido, a manutenção da Frente Popular [com o PSB] e a continuidade da nossa gestão de 12 anos em Recife", disse Francisco Rocha, coordenador da maior ala do PT, a Construindo um Novo Brasil.

MOEDAS DE TROCA

O acordo também inclui a entrega de uma vaga no Senado ao PSB. O socialista Joaquim Francisco é o suplente de Humberto Costa e assumirá caso ele se eleja.

Em troca, Lula espera que o PSB dobre a resistência do seu diretório paulista e anuncie apoio a Haddad.

Anteontem, João da Costa e Rands voltaram à sede do partido e receberam orientação para deixar a disputa.

Humberto Costa só aguarda a desistência do prefeito para assumir a candidatura. Em 2010, ao se eleger, ele disse que cumpriria os oito anos de mandato no Senado.

Colaborou DANIEL CARVALHO, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.