Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

PT intervém no Recife e impõe Humberto Costa

Executiva nacional anula prévias e indica o senador para disputar a prefeitura da capital pernambucana

Atual prefeito, que venceu consulta para tentar a reeleição, abandona reunião e ameaça deixar a sigla

DIÓGENES CAMPANHA
DE SÃO PAULO

O PT confirmou ontem a intervenção na disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife e frustrou os planos do atual prefeito, João da Costa (PT), de tentar a reeleição.

Em reunião da sua Executiva Nacional realizada em São Paulo, o partido indicou o senador Humberto Costa (PT-PE) como pré-candidato. Ele obteve 12 votos dos dirigentes partidários, contra 5 abstenções. O ex-ministro José Dirceu -integrante do Diretório Nacional- foi à sede do partido, mas ele não integra a Executiva Nacional.

O encontro começou tumultuado, com João da Costa deixando a reunião logo após seu início. "Antes de a reunião começar, fui informado de que a decisão seria pela intervenção. Achei desnecessário participar de um debate que tinha uma decisão tomada", disse na saída. Ele não descartou deixar o PT.

João da Costa venceu a primeira consulta interna realizada pelo partido no mês passado, mas o resultado não foi reconhecido pela legenda, que alegou irregularidades.

O partido convocou então uma nova consulta, com o objetivo de usar o intervalo entre os encontros para convencer os dois candidatos -João da Costa e o deputado licenciado Maurício Rands- a abrir mão da candidatura em favor do senador.

Rands atendeu o pedido da cúpula do PT, mas João da Costa resistia à orientação.

A segunda consulta foi então cancelada pela legenda. "Não é uma intervenção burocrática, mas é uma intervenção política", afirmou André Vargas, secretário de Comunicação do PT.

Ele tentou afagar o prefeito dizendo que não há "dúvidas éticas" sobre o trabalho de João da Costa.

Em nota divulgada após a reunião, o partido afirmou que a decisão foi necessária por terem sido frustradas as tentativas de "produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife".

A intervenção na capital pernambucana é a mais polêmica da direção nacional do PT nos últimos 14 anos.

Em 1998, o partido vetou a candidatura de Vladimir Palmeira ao governo do Rio de Janeiro. Apoiou Anthony Garotinho, então no PDT, e indicou a petista Benedita da Silva como vice.

A retirada de Palmeira foi uma exigência de Lula, que concorria à Presidência pela terceira vez, para garantir aliança com Leonel Brizola.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.