Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Modos de usar

Anunciado o calendário do julgamento no STF, estrategistas de José Serra e Fernando Haddad calibram a "dosagem" de mensalão na campanha paulistana. Tucanos enxergam na superexposição de petistas no banco dos réus trunfo para neutralizar a retórica do "novo", abraçada pelo pré-candidato da sigla.

Pretendem associá-lo ao que chamam de "velho PT", para anular a ação de João Santana, que vai apresentá-lo como expoente de uma geração dissociada de escândalos no partido. Haddadistas temem mesmo é que eventuais condenações abalem o estado de espírito de Lula, cuja energia é vital para a decolagem do afilhado.

-

Rito sumário Quem analisou o cronograma anunciado pelo STF avalia que os prazos descritos estão muito apertados, sem margem para esperadas preliminares e questões de ordem por parte dos advogados dos 37 réus.

Guizo Ricardo Lewandowski foi comunicado antes da reunião administrativa sobre a definição de datas combinada pelo presidente, Carlos Ayres Britto, e pelo relator, Joaquim Barbosa. Respondeu o mesmo que divulgou depois: que entregaria o voto revisor ainda este mês.

Deixa pra lá Marconi Perillo, que chegou a pensar em vincular sua implicação na CPI do Cachoeira ao fato de ter dito que alertara Lula sobre o mensalão, tem sido aconselhado a não misturar os dois assuntos em seu depoimento, na terça-feira.

Ensaio geral O governador de Goiás tem insistido em cobrar apoio de seu partido, mas o PSDB deve aguardar pelo desempenho de Perillo na CPI para decidir se desembarca ou não de sua defesa.

Meu presidente Horas depois de criticar o legado de FHC na Educação, anteontem, Fernando Haddad encontrou o ex-presidente no casamento de David Safra, filho do banqueiro Joseph Safra. Sem afetar constrangimento, levantou-se e foi ao encontro do tucano, cumprimentando-o com reverência.

Quem avisa... Um antigo conhecedor de Marta Suplicy dá um conselho ao QG haddadista: não deveriam insistir em chamar a senadora para eventos da campanha antes da TV. Vai ser um desaforo atrás do outro.

Em casa A despeito da saída de Márcio França e Rodrigo Garcia do governo, Geraldo Alckmin diz a aliados que PSB e DEM seguem integrados ao seu projeto de reeleição em 2014. Cláudio Valverde (Turismo) e Nelson Baeta (Desenvolvimento Social) são de estrita confiança dos ex-titulares e mantêm a cota das siglas no Bandeirantes.

Nonna! A disputa entre Luiz Marinho (PT) e Alex Manente (PPS) pela Prefeitura de São Bernardo foi parar no cartório. O petista divulgou ter conseguido o apoio da avó paterna do rival. Manente publicou na internet certidão com os nomes de seus ancestrais mostrando que a apoiadora do prefeito era "falsa".

Oitavo elemento Com sete pré-candidatos a vice de Márcio Lacerda (PSB), o PT de Belo Horizonte vive hoje a expectativa do ingresso de novo postulante ao posto: o ex-ministro Patrus Ananias. Sua inscrição teria de ser referendada pela direção municipal, já que o prazo expirou.

Melhor de 3 Despontam como favoritos na votação prevista para domingo o deputado federal Miguel Corrêa e os ex-secretários Murilo Valadares e Gustavo Fortini. Mesmo rompido com Lacerda, o atual vice, Roberto Carvalho, terá papel decisivo, pois controla ala expressiva dos delegados petistas.

-

tiroteio

"Se algum ministro pedisse vista seria um louco. O preço que pagaria seria alto demais. Este é um tema que vem sendo refletido por todos há muito tempo, já."

-

contraponto

Do Oiapoque ao Chuí

Durante sessão na qual se discutia a infraestrutura da região Norte, em maio, o deputado Henrique Oliveira (PR-AM) narrava sua trajetória. Depois de contar ter nascido em Santa Catarina e morado no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas, foi interrompido pelo colega Onofre Santo Agostini (PSD-SC):

-Eu até poderia chamá-lo de Henrique "Cigano", sendo tantos os lugares por onde já passou.

Oliveira, sem jeito, respondeu:

-É que sempre trabalhei pela integração nacional!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.