Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'TV Folha' completa 3 meses com furos e histórias exclusivas

Programa exibido aos domingos na TV Cultura também mostrou reportagens especiais e entrevistas inéditas

Matérias como a das escutas da PF no caso Cachoeira ajudaram a média de audiência a crescer 57% em maio

DE SÃO PAULO

Após três meses no ar, o "TV Folha" já contabiliza uma dezena de furos jornalísticos, além de entrevistas inéditas e reportagens de fôlego, com uma diversidade de assuntos tão ampla como a do jornal impresso. O programa vai ao ar todos os domingos às 20h, na TV Cultura, com reprise à meia-noite.

O primeiro furo foi a entrevista com o advogado do goleiro Bruno, que apontou um ex-auxiliar do atleta, apelidado de Macarrão, como mandante do crime que levou à morte Eliza Samudio, ex-amante de Bruno.

Mais recentemente, exibiu reportagem sobre o patrimônio de Hussain Aref Saab, que por sete anos esteve à frente do órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários. No período, Aref acumulou 106 imóveis.

O "TV Folha" também entrevistou os cantores Chico Buarque, Gal Costa e Ian McCulloch, da banda inglesa Echo & the Bunnymen; e os astros Ronaldo e Neymar. Levou ao ar seis reportagens internacionais e contou com a participação dos colunistas José Simão, Drauzio Varella, Xico Sá e Barbara Gancia.

O programa apresentou reportagens sobre regiões que registram um crescimento acima da média, como o eixo da soja em Mato Grosso e o setor de mineração no Pará.

Reportagens sobre a vida nas grandes metrópoles, como o perfil do frequentador da noite paulistana, também integraram o cardápio.

Usando como referência levantamentos minuto a minuto e pesquisas qualitativas, o editor do "TV Folha", Fernando Canzian, destaca o apreço do público por reportagens de fôlego: "Grandes investimentos em reportagem se traduzem em maior audiência".

Em maio, a média de audiência registrou alta de 57% em relação ao mês da estreia. Com 1,1 ponto no ibope (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP), o "TV Folha" já é um dos mais assistidos do gênero jornalístico na emissora, ao lado do "Jornal da Cultura", "Matéria de Capa" e "Repórter Eco".

Os picos foram em 6 e 20 de maio, quando mostrou gravações exclusivas da Polícia Federal sobre o caso Cachoeira e uma participação de Mano Brown, do Racionais MC's, num prédio invadido por famílias sem-teto.

"O programa nasceu da ideia de diversificar as plataformas que publicam o conteúdo do jornal. Seu sucesso mostra que o público televisivo reconhece a qualidade do jornalismo da Folha", diz o editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila.

O "TV Folha" também pode ser visto pelo UOL e pela Folha.com. O conteúdo editorial é de responsabilidade exclusiva da Folha. Os jornais "O Estado de S. Paulo" e "Valor" e a revista "Veja" também foram convidados para produzir programas para a emissora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.