Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Transpetro

Ministério Público apura evolução patrimonial de presidente de estatal

DO RIO - O Ministério Público Estadual do Rio abriu inquérito para investigar o ex-senador Sérgio Machado, presidente da Transpetro, braço de transporte da Petrobras. Relatório do Coaf (órgão de inteligência financeira do Ministério da Fazenda) aponta uma "eventual incompatibilidade entre patrimônio e renda" de Machado.

O ex-senador foi indicado pelo PMDB para o cargo em 2003. Desde a posse de Graça Foster na presidência da Petrobras, em fevereiro deste ano, fontes ligadas ao governo dão como certa a sua substituição.

A investigação, que começou em fevereiro no Ministério Público Federal, passou para o órgão estadual, que solicitou à Receita e a Machado detalhes de seus investimentos.

O material deve ser encaminhado para análise contábil de peritos, que confirmarão ou não "movimentações atípicas" em suas contas bancárias.

O presidente da Transpetro se disse surpreso com a investigação e informou que solicitou detalhes do inquérito ao Ministério Público.

Em nota, a assessoria da Transpetro informou que, entre 2003, quando assumiu a presidência da empresa, e 2011, o patrimônio do executivo não cresceu.

Diz ainda que Machado presta regularmente informações aos órgãos de fiscalização e que suas declarações de Imposto de Renda foram aprovadas pela Receita.

"Esta evolução patrimonial está totalmente de acordo com os rendimentos que o sr. Sérgio Machado recebe", afirmou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.