Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado prevê expansão inferior à de 2011

Boletim do BC revela que analistas agora acreditam que país crescerá 2,53% em 2012, contra 2,7% do ano passado

Piora nas projeções de crescimento faz analistas apostarem que juros cairão abaixo de 8% até o fim do ano

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

Diante do fraco desempenho da economia nos primeiros meses de 2012, a maioria dos analistas agora projeta que o país vai crescer neste ano menos do que em 2011.

Segundo o boletim Focus do BC (Banco Central) divulgado ontem, a projeção mediana do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 caiu para 2,53% na semana passada, ficando pela primeira vez abaixo do resultado do ano anterior (2,7%).

A piora nas expectativas ocorre a despeito de vários estímulos adotados pelo governo, como cortes de impostos e da taxa de juros (Selic).

Segundo o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, a queda da projeção é reflexo do resultado ruim do PIB no primeiro trimestre (alta de 0,2%) e dos sinais de que a atividade continuou fraca em abril e maio. "Os dados falam mais alto que os estímulos", diz.

O economista Thovan Tucakov, da LCA Consultores, afirma que os estímulos demoram a fazer efeito, mas vão contribuir para que a atividade econômica melhore no segundo semestre. Ainda assim, a LCA projeta crescimento de apenas 2,2% em 2012.

Ele nota que as vendas de carros ganharam fôlego no início de junho, respondendo à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). "Mas isso não estimula imediatamente a produção porque os estoques seguem elevados", explicou.

O boletim é um levantamento semanal do BC com mais de cem instituições. A edição de ontem mostrou também que a projeção para o PIB de 2013 caiu para 4,30%.

Para Rosa, essa queda decorre de um pessimismo com o cenário externo: "O que se vê é um quadro de longo prazo de estagnação no mundo. Isso restringe nosso crescimento. Quem vai querer investir num cenário desses?"

O fraco desempenho da economia está abrindo espaço para um arrefecimento da inflação. Depois do resultado de maio, que veio abaixo do esperado, o Focus mostrou uma queda na projeção de inflação de 2012 para 5,03%.

Segundo Rosa, a projeção deve cair abaixo de 5% nas próximas semanas, ficando um pouco menos distante do centro da meta do BC (4,5%).

Com a inflação cedendo, economistas veem espaço para mais quedas na Selic, que após sete cortes está em 8,5%.

O boletim mostra que a maioria dos analistas espera apenas mais um corte, para 8%. Mas, entre as instituições do Focus que historicamente mais acertam projeções, a aposta é de que a Selic fechará 2012 entre 7,5% e 7,75%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.