Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Freixo, deputado que inspirou 'Tropa de Elite', se lança no Rio

Candidato do PSOL diz que espera uma 'primavera carioca', com participação de jovens e uso intenso de redes sociais

Para driblar o pouco tempo na TV, deputado conta com o apoio de artistas como Wagner Moura e Chico Buarque

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

Com pouco tempo de TV, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), 43, lançou ontem candidatura para a Prefeitura do Rio esperando uma "primavera carioca" entre eleitores da cidade.

A expressão se refere às revoltas no mundo árabe, que tiveram participação de jovens e uso das mídias sociais.

O deputado conta com o apoio de vários artistas, entre eles o ator Wagner Moura, que foi à convenção do PSOL na Câmara Municipal do Rio, e os cantores e compositores Caetano Veloso e Chico Buarque.

O PCB declarou apoio à candidatura. O vice de Freixo é o músico Marcelo Yuka.

"Essa primavera carioca pode ter a participação da juventude, que está indignada e consegue ver na nossa candidatura uma luz, um espaço de esperança e participação", disse Freixo.

Ameaçado de morte por milícias do Estado, ele afirmou que fará campanha na zona oeste da cidade, área na qual se concentram os grupos.

No filme "Tropa de Elite 2", o personagem inspirado em Freixo é um professor de história que se torna deputado e combate milícias no Rio. Wagner Moura, hoje cabo-eleitoral do parlamentar real, interpreta o protagonista, capitão Nascimento.

Segundo o deputado, a falta de segurança não deve ser tratada como um problema particular, mas público.

"A milícia não é um problema meu. É um problema do Rio. Cabe ao Estado garantir que a campanha de todos os candidatos possa ser feita em todos os lugares", discursou.

Freixo afirmou que vai lembrar na campanha a aliança do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tentará a reeleição, com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em crise política desde a divulgação de fotos ao lado de empresários em Paris. Entre eles, o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.