Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Lula intervém para evitar ruptura do PT com o PSB em Recife

Preocupado com crise petista, governador Eduardo Campos (PSB-PE) apresenta quatro pré-candidatos à prefeitura

Aliados questionam se PT, que administra cidade há 12 anos, tem 'condições' de liderar chapa para a sucessão

DE RECIFE
DE SÃO PAULO

Com o PT imerso em uma crise política em Recife, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) assumiu o controle da sucessão na capital e apresentou a aliados quatro pré-candidatos escolhidos por ele para disputar a prefeitura.

Para conter esse movimento, o ex-presidente Lula decidiu pressionar o PSB a desistir de lançar um nome e disse que iria falar com Campos.

O governador externou sua insatisfação com a crise política do PT ontem, ao dizer que partidos aliados às duas siglas na capital, que formam a chamada Frente Popular, estão questionando as condições do PT de liderar "um processo de unificação".

As negociações sobre a sucessão em Recife estão paralisadas pela crise interna do PT, sigla que administra a cidade há 12 anos.

Os petistas estão em guerra desde que uma intervenção no diretório municipal vetou a candidatura à reeleição do atual prefeito, João da Costa, e entregou ao senador Humberto Costa (PT-PE) a pré-candidatura da sigla.

Insatisfeito com a intervenção, João da Costa recorreu ao diretório nacional, que julgará o caso dia 25. A expectativa é de que ele saia derrotado da consulta, o que deverá ampliar o racha em Recife.

"Essa situação (...) é uma situação que tira as condições do PT de liderar esse processo de unificação da frente? E mais do que isso: de liderar um processo de governo? Para liderar um governo é preciso ter as condições de unidade política da sua base. Essa é a pergunta que tenho feito", disse Campos.

No fim da tarde, o ex-presidente Lula se reuniu com o pré-candidato petista, Humberto Costa, e o presidente nacional do PT.

Prometeu a Costa empenho na campanha, tanto no palanque quanto no programa eleitoral, e disse que procuraria Campos para tentar salvar a aliança em Recife.

"Acreditamos que Campos irá entender a importância dessa aliança, até porque queremos estar com ele em 2014", afirmou Rui Falcão.

O nome de Humberto Costa como pré-candidato do PT será anunciado aos eleitores de Recife esta manhã.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.