Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PSDB ameaça dissolver Executiva para barrar 'chapão' de vereadores

Insatisfeito, Serra pressiona e afirma que sem coligação não há como manter candidatura

DE SÃO PAULO

Dirigentes do PSDB contrários à coligação com outros partidos na chapa de vereadores em São Paulo ameaçaram ontem destituir a Executiva Municipal da sigla, caso esta mostre disposição em apoiar o chamado "chapão".

Em resposta, o pré-candidato tucano, José Serra, ampliou a pressão sobre a cúpula do PSDB e avisou, por meio de seus interlocutores, que, sem a coligação, não terá condições de ser candidato.

Serra também pediu a intervenção direta do governador Geraldo Alckmin -que está nos Estados Unidos e volta no domingo. Entre os contrários à coligação estão assessores e secretários de Alckmin.

Dos 4 partidos que declararam apoio a Serra, 3 querem a coligação: o DEM, o PR e o PSD, do prefeito Gilberto Kassab. A ala que contesta a aliança aceita negociar a adesão do DEM e do PR, mas veta entendimento com o PSD.

Com a coligação, os tucanos teriam que dividir com aliados o número de candidatos que podem disputar a Câmara Municipal, o tempo de propaganda eleitoral e os votos de legenda.

A maior resistência está no Diretório Municipal. Segundo a organização do partido, é ele quem elege a Executiva, a quem cabe regulamentar a proposta sobre as coligações.

Serra chegou a dizer a aliados que parte do PSDB quer sabotar sua campanha. Seus interlocutores têm apontado a influência do secretário estadual José Aníbal (Energia).

Aníbal nega insuflar o partido, mas defende o veto à coligação.

(DANIELA LIMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.