Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado - em cima da hora

Chefe da Anatel se reúne com Oi às vésperas de leilão

Nº 1 da agência jantou com diretores da tele no dia da entrega de propostas do 4G

Oi ficou com um lote nacional no leilão desta semana; presidente e tele dizem que Rio+20 foi o tema do encontro

JÚLIA BORBA
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

No mesmo dia em que foram entregues as propostas das operadoras de telefonia interessadas em participar do leilão da tecnologia 4G, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, jantou num restaurante de Brasília com diretores da empresa Oi.

O encontro ocorreu das 20h30 às 22h do dia 5, conforme consta na agenda do presidente, publicada no site da agência, mas sem especificar o local. A Oi confirmou à Folha que a reunião ocorreu no restaurante Dudu Bar.

A Folha apurou que funcionários de carreira da Anatel estudam ingressar com ação no Ministério Público para questionar o encontro e pedir a impugnação do leilão. Até ontem, o MPF-DF não havia recebido a ação.

No dia do jantar com a Oi, pela manhã, as operadoras interessadas em participar do leilão apresentaram suas propostas de lances e garantias para cada lote em disputa. Os envelopes só foram abertos no dia do leilão, na terça.

A Oi ficou com o lote de cobertura nacional para implantação do 4G -uma tecnologia que aprimora os serviços de voz e dados.

Rezende disse que sua agenda é pública e que tratou com os diretores da Rio+20. "Foi bem antes do leilão."

Questionado se tem o hábito de se encontrar com representantes das teles em restaurantes, o presidente da Anatel respondeu: "Não".

Participaram do jantar, segundo consta da agenda de Rezende, os diretores da Oi Carlos Cidade e André Borges. A Oi informou, por meio da assessoria, que eles trataram de investimentos para ampliar a capacidade da operadora durante a Rio+20.

O encontro, diz a empresa, ocorreu no restaurante no horário disponível na agenda de Rezende e cada um pagou sua parte da conta.

Em 2011, a Folha revelou que João Rezende se reuniu com representantes da Net e da Globo num restaurante de Brasília para comemorar a nova lei do cabo que ainda não havia sido votada.

Na época, todos disseram que o encontro foi institucional. A agência é responsável pela regulamentação da lei.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.