Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate

Conselho deve aprovar cassação de Demóstenes

Para que perda de mandato ocorra, senadores ainda precisam votar processo no plenário

DE BRASÍLIA

A maioria dos integrantes do Conselho de Ética do Senado promete votar hoje pela cassação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), segundo enquete da Folha.

Dos 15 membros, 8 disseram que votariam pela perda do mandato do ex-líder do DEM, suspeito de ter usado seu mandato em favor do empresário Carlinhos Cachoeira.

O número é suficiente para cassar o mandato de Demóstenes no conselho. Mas, para que a cassação se concretize, ela ainda precisa passar pelo plenário do Senado, onde a votação é secreta.

O relator do caso, senador Humberto Costa (PT-PE), vai apresentar sua decisão hoje. Logo depois, o conselho deve votar o parecer.

A enquete, que ouviu 14 dos 15 membros do conselho, mostra que dois senadores dizem estar indecisos. Outros quatro não quiseram responder.

O número de votos favoráveis à cassação pode ser ainda maior, já que os dois indecisos avaliam que a situação de Demóstenes é "grave".

Os integrantes do conselho aceitaram responder à consulta sem ser identificados, embora a votação seja aberta.

Ao colegiado Demóstenes negou ter feito lobby em favor de Cachoeira e disse que não mentiu ao afirmar, em março, que sua relação com o empresário era só de amizade.

Com a situação no conselho considerada perdida, Demóstenes aposta na votação secreta do plenário. Mas sua defesa ainda tenta protelar a votação para que o processo só seja analisado quando o Senado estiver esvaziado por causa das eleições.

(GABRIELA GUERREIRO E MÁRCIO FALCÃO)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.