Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indicado por Maluf vem de empresa com obra federal

Futuro secretário dirigiu firma que atua no Minha Casa, Minha Vida

Deputado e ministério dizem que não há conflito de interesses, porque secretaria não comanda programa

FERNANDO MELLO
CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

Indicado por Paulo Maluf (PP-SP) para cargo no Ministério das Cidades, o engenheiro Osvaldo Garcia era, até 31 de maio, diretor da Múltipla Engenharia, empresa que tem projetos no Minha Casa, Minha Vida, programa comandado pela pasta.

A indicação de Garcia para a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental ocorreu dois dias antes de o PP declarar apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo.

O Minha Casa, Minha Vida é tocado por outra secretaria do ministério, que é comandado pelo também pepista Aguinaldo Ribeiro.

A construtora afirmou que Garcia exercia o cargo de diretor-técnico, mas ele costumava ser apresentado como diretor-presidente da empresa ou assinava contratos como seu representante.

Até ontem, ele também aparecia como vice-presidente de Habitação da Apeop (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), representando a Múltipla.

A construtora tem ao menos quatro projetos do Minha Casa, Minha Vida em SP. Em um deles, recebeu R$ 12,5 milhões do governo federal para entregar 240 casas em Hortolândia. Os outros três projetos são em Sorocaba.

Também tem obras do governo de São Paulo, atuando com a CDHU (estatal de habitação), com o Metrô e com a Secretaria de Habitação.

Maluf chegou a tratar do apoio à candidatura de José Serra à prefeitura, mas as negociações não prosperaram.

O deputado e o Ministério das Cidades afirmaram não haver conflito de interesses na nomeação de Garcia.

Eles argumentam que a secretaria que será comandada por ele não tem responsabilidade sobre o Minha Casa, Minha Vida.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.