Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alckmin vai tirar aliado de Maluf de estatal em SP

Interlocutores dizem que mudança só ocorrerá depois da eleição municipal

Troca na CDHU passou a ser ventilada no governo depois que Maluf selou apoio de seu partido ao PT

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu tirar das mãos do deputado Paulo Maluf o comando da CDHU, a companhia de habitação do Estado de São Paulo. O tucano estuda agora apenas quando fazer a mudança.

Alckmin tem ouvido aliados sobre a substituição. Na cúpula do governo, a troca está sendo tratada como "inevitável". Há, no entanto, divergências sobre qual o melhor momento para fazê-la.

A maioria dos conselheiros do governador acredita que a mudança só deve acontecer após a eleição municipal, para evitar que o ato seja lido como uma retaliação.

A troca passou a ser pregada por aliados do governador no Palácio dos Bandeirantes há dois dias, depois que Maluf oficializou o apoio do PP a Fernando Haddad (PT), adversário de José Serra (PSDB) na eleição municipal.

A estatal paulista está sob controle de um afilhado político de Maluf desde o ano passado. Com isso, Alckmin atraiu o pepista para a órbita dos tucanos já pensando em suas alianças em 2014, quando deverá tentar a reeleição.

Com a eleição municipal, Alckmin passou a tratar pessoalmente com Maluf sobre uma aliança em torno de Serra. O deputado chegou a garantir que apoiaria o tucano, mas exigiu, em troca, a Secretaria de Habitação do Estado.

Alckmin negou, e Maluf fechou com o PT após receber um cargo graúdo no Ministério das Cidades. Ontem, questionado sobre Maluf, Alckmin desviou. "Este é um assunto interno do PT", disse.

Os conselheiros do governador são a favor da demissão de Antonio Carlos Amaral, o nome de Maluf na CDHU, sob o argumento de que isso não lhe garantiria o apoio do PP em 2014, pois Maluf mostrou, nas negociações, que não é "confiável".

A saída de Amaral também agrada a aliados de Serra.

Colaborou FERNANDO RODRIGUES, enviado especial ao Rio

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.