Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

eleições 2012

João Paulo se lança para 'recuperar honra'

Réu na ação do mensalão, ex-presidente da Câmara teve ontem sua candidatura a prefeito de Osasco definida pelo PT

Sem citar o processo, deputado pediu que militantes não tenham receio de defendê-lo durante a campanha

PAULO GAMA
DE SÃO PAULO

Réu no processo do mensalão, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) lançou ontem sua candidatura a prefeito de Osasco (Grande SP) afirmando que a vitória será sua chance de "recuperar a honra", "atacada" pelo envolvimento no caso.

"Queria que cada um me ajudasse a pedir para o povo uma chance de recuperar minha honra", disse aos cerca de 300 militantes presentes.

Sem citar o mensalão, pediu aos petistas que não tenham medo de defendê-lo.

"Nenhum companheiro precisa ter receio de fazer a nossa campanha, porque eu não terei. Por onde eu passar, podem deixar que eu me defendo. Quando eu não estiver, queria que cada companheiro me defendesse."

O mensalão foi o maior escândalo da era Lula e é descrito pela Procuradoria-Geral da República como um esquema clandestino de financiamento político organizado pelo PT para garantir apoio ao governo no Congresso. Seu julgamento, que tem 38 réus (Silvio Pereira, ex-dirigente do PT, fez acordo com a Justiça), começa em agosto.

João Paulo, que à época presidia a Câmara, é acusado de ter recebido R$ 50 mil para facilitar contrato da Casa com empresa de Marcos Valério, o que ele nega.

"As pessoas que me conhecem sabe como eu atuo. Estou no quinto mandato de deputado federal. Moro na mesma casa, tenho a mesma vida. Se fosse para fazer malandragem, poderia ter feito em outro momento", afirmou.

Depois do evento, disse estar seguro de que vai ser absolvido e que a oposição não terá como explorar o tema, porque ele mesmo vai explicar sua participação.

João Paulo disputa a eleição com o apoio do atual prefeito, Emidio de Souza (PT), e de 19 outros partidos. Seu nome será ratificado em convenção no próximo dia 30.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.