Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Lula promete 'morder canelas' por Haddad

Ex-presidente ataca Serra e diz que eleição em São Paulo será nacionalizada; nova vice deve ser anunciada amanhã

Petista orienta afilhado a buscar eleitorado de Tiririca; PC do B espera confirmação de Nádia Campeão na chapa

Fabio Braga/Folhapress
Orlando Silva (esq.), Renato Rabelo, Netinho, Haddad, Lula, Antonio Donato e Okamotto em reunião no Instituto Lula
Orlando Silva (esq.), Renato Rabelo, Netinho, Haddad, Lula, Antonio Donato e Okamotto em reunião no Instituto Lula

BERNARDO MELLO FRANCO
DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO

O ex-presidente Lula prometeu ontem "morder a canela" dos adversários para eleger o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Ele disse que a eleição será nacionalizada, atacou o rival José Serra (PSDB) e orientou seu afilhado político a enfrentá-lo "sem medo".

A presidente estadual do PC do B, Nádia Campeão, deve ser anunciada até amanhã a nova vice da chapa, no lugar de Luiza Erundina (PSB).

Haddad adiou a indicação a pedido do PSB paulistano, que ainda sonha com a vaga, mas deseja confirmá-la logo, segundo dirigentes da campanha. Pesam a favor dela o perfil discreto e o empenho da cúpula de seu partido.

Em ato que selou o apoio do PC do B e a desistência de Netinho de Paula, Lula disse, com a voz ainda debilitada, que sairá às ruas com seu candidato a partir de julho.

"Se for necessário, morderei a canela dos adversários para que o Haddad possa ser o prefeito", afirmou.

Ele disse que a eleição será disputada entre "os tucanos e os que não são tucanos" e ironizou a liderança do rival nas pesquisas. Segundo o Datafolha, Serra tem 30% das intenções de voto. Haddad tem 8%, e Netinho tinha 7%.

"O Serra está patinando. Acho que jogaram óleo na pista de patins dele, e ele vai perceber que foi um equívoco ser candidato", afirmou Lula.

"O povo precisa lembrar que ele já foi eleito uma vez e, em vez de governar, o bichinho ficou quatro meses e saiu. Não pegou nem a segunda enchente e já correu."

Ele rebateu o mote tucano de que Serra é mais experiente. "Estou vendo nosso adversário dizer que a competência vai vencer o novo. Portanto, meu filho, você já ganhou, porque de competência ali não tem nada", provocou, dirigindo-se a Haddad.

Netinho admitiu o desânimo por ter que disputar a reeleição como vereador: "Não dá para esconder que o coração do negão está ferido."

Lula pediu a ajuda dele para conquistar a "turma do gueto" e disse que Haddad também deve buscar os votos do deputado Tiririca (PR-SP).

"Nosso desafio é descobrir o discurso e quem pode nos ajudar a atingir essa parcela da sociedade que por alguma razão tem medo do PC do B, não gosta do PT e não vota no PSB. E por outra razão vota no Tiririca. É um povo que está aí e é igual nós", afirmou.

Questionado se tinha se arrependido da foto com o deputado Paulo Maluf (PP-SP), agora aliado do PT, ele disse: "Não, nem um pouco."

Ontem Lula recebeu o ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PC do B), demitido em 2011 sob suspeita de corrupção. A Comissão de Ética Pública arquivou a investigação do caso por falta de provas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.