Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT consulta Maluf sobre vice, mas tenta neutralizar rejeição a aliado

Ex-prefeito deu aval a Nádia Campeão para chapa de Haddad

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO
CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

O PT pediu aval ao deputado Paulo Maluf (PP) antes de escolher Nádia Campeão (PC do B) como nova candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Fernando Haddad.

A consulta foi feita pelo coordenador da campanha, Antonio Donato. Ele recebeu o "sim" de Jesse Ribeiro, secretário-geral do PP paulista e braço direito de Maluf.

Em 2007, quando o PT ensaiava pedir apoio do ex-prefeito a Marta Suplicy na eleição do ano seguinte, Nádia atacou a aproximação.

"Esta circunstância de aliança entre PT e Maluf praticamente afasta qualquer possibilidade de mantermos uma aliança para a prefeitura em 2008. Esse movimento do PT para o centro e para a direita, eles vão fazer sozinhos", disse na época ao jornal "O Estado de S. Paulo".

A vice original de Haddad, Luiza Erundina (PSB), deixou a chapa em protesto contra a aliança com o ex-adversário.

Depois de o Datafolha revelar que 64% dos petistas rejeitaram a união, a equipe do petista estuda meios para neutralizar o desgaste. A campanha já encomendou pesquisas para medir os danos e testar antídotos a serem usados na propaganda de TV.

Se a aliança for explorada pelo rival José Serra (PSDB), os petistas ameaçam exibir fotos de Maluf com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na eleição de 1998.

Aliados de Haddad torcem para que o ex-prefeito não faça pressão para aparecer na TV ou na campanha de rua.

Em conversas reservadas, Haddad lamentou que a aliança tenha ganho mais repercussão após a saída de Erundina. O marqueteiro João Santana tentou tranquilizá-lo dizendo que ele terá os votos do PT e de Maluf.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.