Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com D'Urso na vice, PTB declara apoio a Russomanno

Partido negociava com PSDB, PT e PMDB; aliança fechada ontem dá a pré-candidato 4º tempo de televisão

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

O PTB decidiu ontem apoiar o pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno. O vice da chapa será Luiz Flávio Borges D'Urso, que era o pré-candidato petebista.

O acordo foi fechado em reunião na noite de ontem entre os dois. Também participaram o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado.

Com o apoio do PTB, o tempo de TV de Russomanno passa a ser o quarto maior da disputa municipal, atrás de José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB). Pereira comemou a posição. A contagem de tempo da chapa vai agora a dois minutos e dez segundos.

Antes, o pré-candidato do PRB tinha tempo de TV de nanico, contando em sua coligação apenas com PHS, PT do B, PRP e PTN.

De olho em uma aliança com um partido maior, Russomanno havia adiado em uma semana a convenção que formalizará sua candidatura, que ocorrerá amanhã.

O adiamento ocorreu ainda para lhe dar mais tempo de exposição na TV Record, onde ele é apresentador. A lei eleitoral veta participação em TV a candidato oficializado.

"É um apoio fundamental. É o que faltava para chegar em primeiro turno", afirmou Gilmaci Santos, que é ex-presidente do PRB.

Antes de acertar com Russomano, Campos Machado se reuniu na tarde de ontem com emissários de Serra. Mas o PSDB não concordou com a indicação D'Urso para vice do tucano.

Participantes do encontro, o senador Aloysio Nunes (PSDB), e o deputado federal Vaz de Lima (PSDB), afirmaram que a indicação do vice dependeria do aval de Serra.

O PTB também discutira a possibilidade de D'Urso ser vice de Haddad e Chalita.

O deputado Gilmaci disse acreditar que facilitou que o PTB definir o apoio a garantia da vice e o fato de Russomanno estar em segundo lugar nas pesquisas.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, ele tem 24% das intenções de voto, contra 31% de Serra. D'Urso não pontuou na pesquisa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.