Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ipea cobra aumento do investimento público

Medidas pontuais de estímulo ao consumo não estão mais surtindo efeito, afirma técnico da instituição

Órgão, que é vinculado à Presidência, diz que Fazenda tem que priorizar estratégia de longo prazo

DO RIO

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado à Presidência da República, cobrou ontem aumento do investimento público, apontado como a principal ferramenta para fazer a economia voltar a crescer.

O instituto afirma que de janeiro a maio os investimentos do governo federal foram de R$ 8,5 bilhões, volume menor que os R$ 8,8 bilhões de igual período de 2011.

Conforme mostrou reportagem da Folha publicada no mês passado, estatais também frearam suas despesas com obras e projetos, o que contribuiu para a queda dos investimentos.

Para Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Análise e Previsões do Ipea, o governo federal precisa aumentar seus gastos se quiser que a economia acelere.

Em sua avaliação, o modelo atual de crescimento da economia, baseado apenas no consumo da população, está se esgotando. "É a hora de o governo voltar a investir. Fazendo isso, a iniciativa privada vai acompanhar."

Messenberg afirmou que o Ministério da Fazenda está deixando de lado a estratégia de longo prazo em função da criação de medidas pontuais de estímulo ao consumo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.