Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Senado aprova fim do voto secreto nas cassações

Proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara para entrar em vigor

Projeto mantém a votação secreta para a indicação de autoridades do governo e tribunais superiores

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem o fim do voto secreto para as cassações de mandato de deputados federais e senadores.

Por 56 votos a 1, o plenário aprovou a proposta de emenda constitucional do voto aberto, que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados para entrar em vigor.

Mas a mudança não deve ser aprovada pelos deputados a tempo de valer na votação da cassação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), marcada para a próxima quarta-feira.

Apesar de líderes partidários da Câmara afirmarem que há acordo para votar o fim do voto secreto nas cassações, a proposta que tramita na Casa não entrou na pauta do plenário.

No total, 56 senadores apoiaram a proposta. O único a votar contra foi o senador Lobão Filho (PMDB-MA), que defende o voto secreto nas cassações de mandato como forma de preservar o julgamento do parlamentar.

"Acho que cassação tem que ter voto secreto, não tem que ser sujeita a pressões, mas calcada em fatos. Os parlamentares trabalham como julgadores, é uma questão de foro íntimo", afirmou.

A proposta mantém votação secreta do Congresso para indicação de autoridades do governo federal, autarquias, embaixadores ou tribunais superiores, vetos presidenciais e casos como exoneração do procurador-geral da República.

Essas modalidades de votação secreta estão hoje previstas pela Constituição, incluindo a perda do mandato.

O plenário aprovou a proposta em dois turnos, abrindo e fechando sessões para permitir a votação no mesmo dia. Ao defender a aprovação, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que "senador e deputado que não aguenta pressão tem de voltar para casa".

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que existe o "medo" do voto aberto em outras situações por parlamentares comprometidos com seus interesses particulares.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.