Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emprego industrial tem maior queda em 2 anos e meio

Recuo foi de 1,7% em maio na comparação com igual mês de 2011; a piora ocorreu em 12 das 14 regiões pesquisadas

A indústria paulista foi a que gerou o maior impacto na redução de vagas de trabalho, com perda de 3,2% no ano

DO RIO

Com empresários menos confiantes, o emprego na indústria voltou a cair. Maio foi o oitavo mês consecutivo de queda e apresentou o pior desempenho mensal desde dezembro de 2009, de acordo com o IBGE.

Na comparação com abril, o recuo do total de empregados foi de 1,7%, nível de retração que não se via desde o auge da crise internacional de 2008-2009.

No acumulado do ano, a perda é de 1,1%. A indústria paulista, mais diversificada e com maior peso nas exportações, gerou o principal impacto no fechamento de vagas: perda de 3,2% no ano.

Outra constatação é que a tendência de piora do mercado de trabalho industrial está disseminada: ocorreu em 12 dos 18 ramos avaliados e 12 de 14 regiões pesquisadas.

André Macedo, técnico do IBGE, diz que há uma piora "gradual" e cada vez mais intensa em todos os indicadores de trabalho na indústria.

Para ele, o setor patina com a crise, que fecha mercados no exterior para produtos brasileiros e, ao mesmo tempo, permite uma "invasão" de importados que não encontram espaço em seus países de origem.

A indústria também sofre com o enfraquecimento do consumo doméstico, a inadimplência em alta e o menor otimismo de empresários, apesar da queda dos juros.

Nem mesmo o rendimento do setor, que vinha em alta, se sustentou. Frente a abril, recuou 2,5%, a maior contração desde dezembro de 2010. Resultado: de abril a maio, as empresas cortaram vagas, queda de 0,3%.

Segundo Macedo, ramos que já sofriam com a falta de competitividade e maior concorrência externa, como calçados, vestuário, fumo e madeira, ampliaram demissões. Outros setores passaram a cortar vagas mais recentemente, como o automobilístico e o de siderurgia.

A valorização do real frente ao dólar (que melhora a competitividade brasileira) e as medidas de estímulo ao crédito e desoneração de tributos não foram suficientes para animar os empresários.

Para o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), porém, essas ações do governo podem surtir "efeitos mais visíveis" a partir do segundo semestre.

Um sinal de que abertura de vagas ainda deve demorar é a queda do número de horas pagas pelas empresas aos empregados desde setembro. Em maio, houve retração de 2,8% desse indicador na comparação com maio de 2011.

Quando há aumento de encomendas, empresários costumam ampliar as jornadas de trabalho de seus funcionários antes de abrirem vagas. (PEDRO SOARES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.