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Eleições 2012

Candidatos prometem incentivar uso de bikes em SP

Haddad, Serra e Chalita pedalam no fim de semana e apresentam propostas

Petista quer integrar uso de bicicletas ao Bilhete Único; tucano fala em ampliar rede de ciclovias e ciclofaixas

Adriana Spaca/Brazil Photo Press/Folhapress
Fernando Haddad (PT) pedala com ciclistas até o centro
Fernando Haddad (PT) pedala com ciclistas até o centro

DE SÃO PAULO

Os candidatos a prefeito de São Paulo suaram a camisa no fim de semana ao iniciar encontros com cicloativistas, no qual foram cobrados por projetos de mobilidade para bicicletas na cidade.

Fernando Haddad (PT) divulgou ontem suas propostas depois de um passeio pela avenida Paulista até a região central de São Paulo. Ele assinou a "Carta de Compromisso com a Mobilidade por Bicicletas", proposta das ONGs CicloBR e Ciclocidade.

O petista reiterou seu plano de vincular o uso de bikes ao Bilhete Único do transporte público. O usuário terá descontos no valor do aluguel da bicicleta nas estações de metrô ou poderá não pagar nada.

Além da Hadadd, as ONGs conseguiram a adesão do candidato Gabriel Chalita (PMDB), que percorreu 4 km de bicicleta no sábado pelo centro de São Paulo.

Ele disse que irá avaliar as sugestões das entidades como parte de seu programa de governo. Entre elas estão a redução de limites de velocidade, a melhoria da travessia de pedestres e o desestímulo à utilização de carros.

Essa carta também será debatida com José Serra (PSDB), Soninha Francine (PPS) e Carlos Gianazzi (PSOL).

Serra também pedalou anteontem. Ao lado de correligionários, fez parte do trajeto entre as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, na zona leste.

Ele prometeu aumentar de 183 km para 400 km o total de ciclovias, ciclofaixas (quando não há separação física da pista) e ciclorrota (circuito com sinalização nas ruas).

CARROS X BIKES

Apesar de mostrar seu compromisso com os ciclistas, Haddad defendeu a política do governo de reduzir o valor dos carros. Para ele, não há controvérsia entre mobilidade e aumento da frota particular. "A pergunta se reverte em grande equívoco. O acesso ao carro é até mais fácil no mundo desenvolvido."

O diretor da Ciclocidade, Thiago Benicchio, diverge. "É preciso acabar com a dependência da indústria automobilística, que é do século passado".

(JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)

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