Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mesmo com economia fraca, brasileiro se mantém otimista

Confiança cresce em junho com manutenção de empregos, diz Ipea

MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

Pesquisa divulgada ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as famílias brasileiras ficaram mais otimistas, apesar da economia fraca.

O índice de expectativas subiu de 67 pontos em maio para 68,5 no mês passado, o que é considerado otimismo na escala criada pelo Ipea.

Foi o segundo mais elevado patamar desde que a pesquisa começou, em junho de 2011. E ficou atrás apenas da marca de janeiro (69 pontos).

O Ipea ouviu 3.810 famílias em 200 cidades. Dos entrevistados, 80% disseram ter segurança sobre a ocupação do chefe da casa. A confiança, diz o instituto, é o principal motivo para a resistência do otimismo das famílias.

Estimativa do Banco Central, divulgada na semana passada, mostra que o PIB (Produto Interno Bruto) ficou praticamente estagnado em maio. O dado foi o gatilho para economistas rebaixarem a expectativa de crescimento do país para 1,9%, abaixo do que espera o BC (2,5%).

Já o humor das famílias segue embalado pela criação de novos postos de trabalho. Em maio, a taxa de desemprego recuou para 5,8%, nível mais baixo para o mês desde 2002.

Apesar de a geração de vagas ter perdido fôlego, a maioria dos setores (à exceção da indústria) está mantendo os empregos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.