Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Fina estampa

Um candidato jovem, casado com uma mulher bonita, com um lindo casal de filhos. A fórmula -amplamente usada na propaganda política, dos aristocráticos Kennedy aos modernos Obama- será um dos trunfos que o marqueteiro João Santana vai explorar na campanha de Fernando Haddad (PT) em São Paulo. Ana Estela, a candidata a primeira-dama, será apresentada como acadêmica independente e especialista em saúde, área apontada como prioridade em pesquisas.

Superexposição O uso do lado "família" do petista foi definido pelos estrategistas por ser um diferencial de Haddad em relação aos oponentes. José Serra, o único dos principais candidatos que é casado, não costuma exibir ostensivamente mulher e filhos em suas peças.

Redoma Impossibilitado de participar de caminhadas e de comícios por conta de restrições de saúde, Lula deve limitar sua atuação na campanha a aparições em carreatas, protegido por um veículo especial já apelidado no PT de "Lulamóvel".

Opostos Enquanto em São Paulo a ênfase da comunicação do PT será no "novo", em Belo Horizonte Patrus Ananias será mostrado como político com histórico de realizações na cidade e "pai" do Bolsa-Família, programa vinculado à pasta que ocupou no governo Lula.

Blindado Em trajetória ascendente nas pesquisas desde março, Celso Russomanno (PRB) pegará carona na onda de violência na capital. Ele proporá a criação de uma secretaria municipal de segurança. Quer ainda dotar a Guarda Civil de uniformes inspirados nos da Swat.

Paternidade Com os métodos de abordagem de sua polícia questionados, o governo paulista se prepara para o indulto do dia dos Pais, em agosto. À ocasião, cerca de 20 mil presos serão liberados das penitenciárias com ordem judicial. A corporação, alvo do PCC, já está em alerta.

Direito... De olho na eleição para o governo do Estado em 2014, o senador Lindbergh Farias (PT) será estrela das inserções do PT em São Gonçalo, Resende, Campos, Friburgo e Cabo Frio.

... de imagem Nos comerciais, Lindbergh falará de suas realizações na prefeitura de Nova Iguaçu e dirá que o candidato por ele apoiado fará o mesmo na sua cidade.

Overbooking Com a necessidade de abrigar assistentes dos advogados e jornalistas do mundo todo, o Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu se o plenário será aberto ao público durante o julgamento do mensalão.

RPG Joaquim Barbosa consultou colegas do STF sobre a possibilidade de não ler o voto inteiro durante o julgamento. O relator do processo, que sofre de um crônico problema nas costas, estuda a possibilidade de resumir as preliminares e divulgar a versão integral no site do STF.

Pressão virtual Circula na internet uma petição online para que o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli se declare impedido de julgar o mensalão pelo fato de já ter sido advogado-geral da União e ter defendido o PT e líderes como o ex-ministro José Dirceu, réu no processo.

Ideia fixa Antes do recesso, deputados do PTB fizeram consultas a outros partidos da base aliada a respeito da criação de uma comissão permanente de fiscalização do Ministério Público na Câmara dos Deputados.

Bola da vez Na mira de diversos partidos, o Ministério Público, que tem Roberto Gurgel como procurador-geral, já corre o risco de perder o poder de investigação caso seja aprovada a PEC 37, em discussão na Câmara.

Tiroteio

Imaginar que órgão auxiliar do Legislativo deixe mensaleiros impunes e constranja o STF, só nos tempos de petismo-malufismo.
DO PRESIDENTE DO PPS, ROBERTO FREIRE, sobre a decisão do TCU avalizando contrato da agência de Marcos Valério, pivô do mensalão, com bancos.

Contraponto

Mal na foto

Durante seminário em Porto Alegre, a senadora Ana Amélia Lemos (PP- RS), o deputado federal Espiridão Amin (PP-SC) e o ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner debatiam problemas comuns aos municípios brasileiros. Ao terminar o discurso que abria o evento, Ana Amélia foi interrompida por alguém da plateia, que gritou:
-E aquela foto do Lula com o Maluf?
Diante do silêncio, Amin levantou e disse, arrancando gargalhadas das 400 pessoas que lotavam o auditório:
-Eu escutei ontem na rua da Praia: com essa fotografia, o Maluf se queimou!

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.