Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Erenice atuou para empregar familiares, diz PF

DE BRASÍLIA

E-mails da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra mostram que ela fez pedidos para conseguir empregar no governo parentes seus ou pessoas ligadas a eles.

As mensagens, mandadas quando ela chefiava a pasta, foram apreendidas pela Polícia Federal durante a investigação sobre tráfico de influência, arquivada neste mês.

Em e-mail para uma sobrinha, a então ministra demonstra preocupação em esconder a ajuda aos parentes. "Meu amigo já arrumou algo para você. Fundamental: [escreve em maiúsculas] nunca, jamais, em hipótese nenhuma fale sobre seu parentesco comigo. Isso só atrapalha."

Em outra troca de mensagens, Saulo Guerra, filho de Erenice, pede nova função para a noiva: "Seria legal se pudéssemos aumentar o DAS [cargo em comissão] dela, principalmente antes de nos casarmos no civil e lá no Ministério [da Pesca] parece que não tem muita perspectiva".

Erenice responde: "Filho, outro dia entreguei o currículo dela para o Rogério Santana [então presidente da Telebrás] e ele ficou de achar um lugar para ela lá com ele".

"Os familiares de Erenice a tinham como detentora de prestígio suficiente para auxiliá-los", escreveu a PF. O Ministério Público Federal não viu irregularidade nos pedidos da ex-ministra.

Erenice também fez relatos a Lula e a Dilma Rousseff sobre a crise que os Correios enfrentavam na ocasião, e colocou a responsabilidade no loteamento de cargos da empresa pelo PMDB.

(ANDREZA MATAIS E FILIPE COUTINHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.