Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Não é o que parece

Ao anunciar o pacote de concessões na quarta-feira, Dilma Rousseff já lançará antídoto contra a esperada crítica de adversários de que cedeu às privatizações depois de condená-las na campanha de 2010. Além de adotar inicialmente o neutro nome de Plano Nacional de Logística, o governo dirá que não está privatizando rodovias, portos e ferrovias, e sim fazendo "parcerias" para permitir investimentos. Nessa estratégia, é fundamental a reunião prévia com a nata do empresariado.

-

Semântica Para não caracterizar o pacote como privatista, a ordem é dizer que serão feitas licitações, e não leilões, uma vez que o governo não receberá o pagamento de um lance pelo vencedor.

Tempo real O encontro com empresários foi adiado para o mesmo dia do anúncio oficial do pacote para evitar vazamentos. A presidente temia que Robson Andrade, da CNI, e Paulo Skaf, da Fiesp, detalhassem o plano minutos depois da reunião.

Recuo Lula cancelou visita que faria, anteontem, à sede da CUT, em São Paulo. Achou melhor esperar a poeira baixar nas greves que colocaram a central em choque com o governo Dilma.

Diplomacia Alberto Zacharias Toron, advogado de João Paulo Cunha, pediu para falar reservadamente com o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, na quarta. Quis desfazer mal-estar causado na abertura do julgamento do mensalão, quando teve questão de ordem indeferida.

Escrita Após sete sessões, fica claro o estilo dos ministros. Ricardo Lewandowski, Luiz Fux e Gilmar Mendes registram tudo nos laptops. Marco Aurélio Mello escreve em papeizinhos. E Carmen Lúcia usa um caderno.

On-line Os ministros mobilizaram a assessoria para ficar a postos nos gabinetes e mandar respostas a dúvidas que surgem nas longas sessões de defesa dos réus.

Caminho... O governo orientou os partidos da base a colher assinaturas de seus deputados para submeter ao plenário da Câmara o Plano Nacional de Educação. Aprovado em comissão especial, o projeto seguiria direto para o Senado. A ordem, contudo, é atrasar a tramitação.

... suave O ponto polêmico do PNE é a reserva de 10% do PIB para o setor -hoje, é cerca de 5%. Às voltas com pedidos de reajuste de 30 categorias, o Planalto quer evitar remanejar despesas.

#FF A manobra revoltou membros da equipe de Fernando Haddad no MEC. Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica, listou nas redes sociais os congressistas que atenderam o pedido do governo, chamando-os de "traidores da educação".

Prova dos nove O ex-ministro será provocado pela UNE a se comprometer publicamente com os 10% para a Educação, item da pauta que a entidade apresentará aos candidatos das capitais.

Alô você O crescimento de Celso Russomanno nas pesquisas levou as campanhas do PSDB e PT a anteciparem o início do tracking telefônico diário, ferramenta usada para monitorar as curvas de desempenho das candidaturas em São Paulo.

Bombou O polêmico vídeo contra José Serra que Haddad divulgou em seu site levou o rapper Mamuti a 11 mil visualizações em menos de 24 horas no YouTube.

Visita à Folha Jonas Donizette (PSB), deputado federal e candidato à Prefeitura de Campinas, visitou ontem a Folha. Estava com Paulo Eduardo Rodrigues da Silva (PSDB), candidato a vice-prefeito, e Paula Fontenelle, assessora de imprensa.

-

tiroteio

"Quem te viu, quem te vê. Dilma condenava as privatizações e vai privatizar. Enquanto isso, trata o sindicalismo petista a pão e água."

-

contraponto

Tecla SAP

Em visita à sede estadual do PSDB para sessão de fotos com os candidatos a prefeito do interior, segunda-feira passada, Geraldo Alckmin pediu que o prefeito de Franca, Sidney Franco da Rocha, fizesse um resumo da reunião até aquele momento. Antes da sua fala, no entanto, o presidente tucano, Pedro Tobias, fez longo discurso. Quando chegou a sua vez, Rocha, então, reclamou:

-Você já falou tudo!

O governador retrucou, ironizando o sotaque libanês de Tobias:

-Então agora traduza, por favor!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.