Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

STJ decide arquivar denúncia contra Roriz

Acusado de participar do mensalão do DEM, ex-governador foi beneficiado pela idade

DE BRASÍLIA

O ministro Arnaldo Esteves Lima, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), arquivou denúncia contra o ex-governador Joaquim Roriz na investigação sobre o mensalão do DEM no Distrito Federal.

Lima atendeu ao pedido do Ministério Público Federal, que entendeu os crimes que poderiam ser imputados a Roriz estavam prescritos por ele ter mais de 70 anos -nessa situação, o prazo de prescrição cai pela metade.

O ministro também determinou o desmembramento do processo quanto aos crimes ainda em apuração.

No escândalo do mensalão do DEM o então governador do Distrito Federal José Roberto Arruda perdeu o cargo e chegou a ser preso acusado de tentar subornar uma testemunha.

A denúncia do Ministério Público foi oferecida dois anos e meio após a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Foram denunciados Arruda, seu ex-vice Paulo Octávio, deputados e empresários por participação em esquema de distribuição de propina.

A operação abalou a política do DF por conta da vasta videoteca de Durval Barbosa, ex-secretário de Arruda, delator do esquema e um dos denunciados.

Durval entregou à PF dezenas de gravações em que recebia dinheiro de empresários e o distribuía a políticos.

Há vídeos mostrando maços de notas sendo colocados em bolsas, meias e cuecas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.