Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise Eleições 2012

Horário eleitoral deve provocar grandes mudanças na pesquisa

Maior tempo de exposição no rádio e na TV deve beneficiar Serra e Haddad

CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Hoje começa o horário eleitoral, com grandes possibilidades de trazer importantes mudanças na corrida eleitoral. O horário eleitoral é uma importante vitrine para candidatos a prefeito e a vereador, principalmente por aumentar sua visibilidade.

Apesar de uma parcela da população afirmar não ter interesse em assisti-lo, a propaganda política na TV e no rádio tem um papel central e decisivo dentro das campanhas, mobilizando milhões de reais em sua produção.

A importância do horário pode ser ilustrada nas duas últimas eleições. Em 2010, a então candidata do PT, Dilma Rousseff, era uma desconhecida para grande parte da população, mas, a partir de sua exposição no propaganda eleitoral, ao lado do presidente Lula, subiu nas pesquisas e conseguiu a vitória.

Nas eleições de 2008, Gilberto Kassab, candidato à reeleição, começou a disputa com uma avaliação negativa de sua administração, herdada de José Serra (PSDB). Com o início do horário, Kassab melhorou sua avaliação e subiu nas pesquisas, reelegendo-se prefeito de São Paulo.

Neste ano, o horário eleitoral deve ser decisivo novamente. O maior tempo de exposição dos candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) deve mudar o atual quadro eleitoral.

A campanha de Serra tem o desafio de buscar reverter a estagnação do candidato nas pesquisas, assim como sua elevada taxa de rejeição. Já a campanha do PT tem o objetivo de alavancar a candidatura do desconhecido Haddad, estacionado na parte de baixo das pesquisas, apostando na exposição do candidato ao lado de Lula.

CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO é cientista político, professor da UFABC e pesquisador do Neamp

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.