Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tele ameaça independência, diz advogada

DE SÃO PAULO

As teles, empresas que controlam as redes usadas para o tráfego de dados da internet, "são uma ameaça à produção de conteúdo independente", de acordo com a advogada Carol Conway, diretora de assuntos regulatórios do Grupo Folha.

Ela fez o alerta ontem num debate sobre a neutralidade das redes. As teles fornecem conteúdo em condições competitivas melhores do que os produtores tradicionais de conteúdo, segundo ela.

Entre outras vantagens, elas têm gastos menores com insumos, oferecem conteúdo em condições diferenciadas e direcionam a publicidade.

Também participaram do debate David Hyman, advogado-chefe da Netflix, e João Rezende, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Rezende disse ser contra a discriminação, mas apresentou o que considera ser um dilema: quem vai financiar a expansão das redes?

Conway diz que as teles têm um retorno financeiro superior ao dos bancos, da ordem de 30%, e poderiam arcar com esses custos.

Hyman defendeu a neutralidade das redes por ser um serviço básico. "Banda larga é como eletricidade."

Ele criticou as tentativas de regulamentação. Segundo ele, a intervenção eleva os custos para o consumidor e pode inibir a inovação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.