Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

No grupo dos que rejeitam Serra, 46% vão de Russomanno

Datafolha mostra que candidato do PRB é, disparado, o mais eficiente em capturar a rejeição recorde ao tucano

Os melhores resultados de Russomanno ocorrem nas mesmas áreas que registram as maiores rejeições a José Serra

RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ASSISTENTE DE PODER

O bom desempenho de Celso Russomanno (PRB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo pode ser explicado, em parte, pela rejeição recorde do tucano José Serra na cidade. É o que mostram cruzamentos de dados secundários do Datafolha de anteontem.

Pela pesquisa, Russomanno tem 31% das intenções de voto; Serra, 27%. Como a margem de erro é de três pontos, trata-se de um empate técnico. Na investigação sobre rejeição, porém, Serra lidera isolado: 38% não votariam nele de jeito nenhum. Com a margem de erro, a rejeição do tucano já pode estar em 41%.

Cruzamentos do Datafolha indicam que há uma correlação direta entre esses dois dados: quanto maior é a rejeição de Serra, melhor é o resultado de Russomanno.

No universo dos 38% que rejeitam Serra, Russomanno tem 46% dos votos. Não há nenhuma região da cidade e nenhuma faixa de renda, idade ou escolaridade em que Russomanno avance tanto.

No recorte de renda, seu melhor resultado ocorre entre os eleitores de famílias que ganham entre 2 e 5 salários mínimos: 36%. No recorte etário, seu máximo está na turma de 35 a 44 anos: 39%. Na escolaridade, seu recorde aparece no grupo dos que têm ensino médio: 36%.

No segmento dos que recusam Serra, Fernando Haddad (PT) tem 14%. E nenhum outro consegue mais que 10%.

Conclusão: Russomanno é, disparado, o mais eficiente em tirar proveito do inédito índice de anti serrismo.

E por que ele vai tão melhor que os outros nisso? Talvez porque, até aqui, é único rival de Serra plenamente conhecido (94%). Parte dos que recusam Serra só reconhecem bem Russomanno no cartão de resposta da pesquisa.

Outra forma de notar a correlação é pelo desempenho dos candidatos nas regiões.

Os recordes de Russomanno são nas regiões Leste 1 (42%), Leste 2 (39%) e Sul 2 (35%). São exatamente as três áreas onde Serra amarga seus índices mais altos de rejeição.

O inverso também é verdadeiro: os piores índices de Russomanno são no Centro e na região Oeste, áreas onde a rejeição de Serra é menor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.