Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sobrenomes tradicionais se destacam na região

Clãs, como Magalhães, lideram 5 das 9 capitais

DE BRASÍLIA

O mapa eleitoral do Nordeste aponta hoje para a ascensão de nomes tradicionais da política na região. Se as eleições fossem hoje, sobrenomes carimbados ou herdeiros de clãs políticos -como os Magalhães, de Salvador, e os Alves, de Natal- comandariam cinco das nove capitais do Nordeste.

Em Salvador, o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) apresenta larga vantagem sobre Nelson Pelegrino (PT).

O líder da corrida pela Prefeitura de Maceió, deputado federal Rui Palmeira (PSDB), credita ao nome do pai, o ex-ministro do TCU Guilherme Palmeira, sua estreia na política há seis anos, quando se elegeu deputado estadual.

Em Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera com folga a disputa pela Prefeitura. Sobrinho do ex-governador Aluísio Alves e primo do ministro Garibaldi Alves, adotou o nome político de Carlos Eduardo. Apenas.

Em Aracaju e João Pessoa, dois ex-governadores encabeçam as pesquisas.

Na capital da Paraíba, José Maranhão (PMDB) tenta retornar à cena política, após derrota em 2010. Em Aracaju, o também ex-senador João Alves (DEM) venceria no primeiro turno se o pleito fosse hoje. Os adversários acusam Alves de representar a "velha oligarquia".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.