Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Forte desejo por mudança faz rejeição a Serra crescer

85% querem que as ações do próximo prefeito sejam diferentes das de Kassab

Com 43% de rejeição, segundo o Datafolha, tucano é o único dos 12 candidatos de São Paulo que defende atual gestão

DO EDITOR-ASSISTENTE DE PODER

O Datafolha detectou uma tendência em São Paulo que ajuda a explicar as dificuldades enfrentadas pelo candidato do PSDB, José Serra. Segundo o levantamento, 85% dos eleitores preferem que as ações do próximo prefeito sejam diferentes das ações do atual, Gilberto Kassab (PSD).

Com intenções de voto em queda e rejeição em alta, Serra é o único candidato que defende a gestão Kassab. Ele tem 22% das intenções de voto (nove pontos abaixo do líder Celso Russomanno, do PRB) e 43% de rejeição.

Serra e Kassab estão unidos desde 2004, quando disputaram a prefeitura como titular e vice. Em 2006, Kassab virou prefeito após a renúncia de Serra para concorrer a governador. Em 2008, com apoio de Serra, Kassab foi reeleito. Agora, apoia a volta do tucano à prefeitura.

O anseio por mudança, sempre perto de 85%, ocorre em todas as regiões e faixas de renda, idade e escolaridade. É majoritário até entre os que aprovam Kassab (24% dos paulistanos). Nesse grupo, 59% querem ações diferentes do sucessor.

RECORDES

O crescimento mais recente da rejeição de Serra (38% para 43% em nove dias) foi puxado por eleitores da zona norte, tradicionalmente tida como conservadora. Em 20 de agosto, 32% dos eleitores dessa área não votariam em Serra de jeito nenhum. O índice subiu para 45%.

Os recordes da rejeição ao tucano estão entre eleitores de 16 a 34 anos (50%), renda de 2 e 5 salários mínimos (49%) e ensino médio (46%). Na região sul 2, subdivisão da zona sul com 21% do eleitorado da capital, atinge 48%.

São Paulo nunca elegeu um candidato com mais de 32% de rejeição. Na cúpula da campanha tucana, avalia-se que o índice de Serra é grave, mas pode ser revertido. O entendimento comum é que ele recupera sua imagem com até dez programas de TV.

Há, porém, divergências sobre o que fazer. Um grupo acha que Serra deve "partir para o olho no olho": dizer na TV, explicitamente, porque renunciou em 2006 e porque defende Kassab.

Outro grupo, este mais próximo de Serra, insiste numa abordagem mais sutil. Prefere dar ênfase às propostas para uma próxima gestão.

Ainda que não digam isso abertamente, há tucanos que atribuem o alto índice de rejeição a um cansaço do eleitorado com a imagem de Serra. Avaliam que o partido falhou ao não notar a tempo que o clima geral da eleição seria por mudança.

O Datafolha também investigou os atributos de cada candidato. Em parte por ser o mais conhecido, Serra lidera em critérios positivos e negativos. É tido como o mais inteligente e realizador, por exemplo, e também como o mais autoritário e o que mais faz promessas que não irá cumprir.

(RICARDO MENDONÇA)

Colaborou DANIELA LIMA, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.