Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha é o jornal com mais leitores na Grande São Paulo

Pesquisa do Instituto Ipsos Marplan mostra que o jornal é lido por 1,567 milhão de pessoas nessa região

Em todo o Brasil, a penetração dos jornais é de 43% da população com 10 anos ou mais, indica o levantamento

DE SÃO PAULO

A Folha lidera em número de leitores de jornal na Grande São Paulo, revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan.

De acordo com a pesquisa, relativa ao primeiro semestre deste ano, a Folha conta com 1,567 milhão de leitores diários nesta área. O jornal "O Estado de S. Paulo" vem em segundo, com 1,277 milhão de leitores.

Os dados integram uma uma pesquisa domiciliar feita diariamente pelo instituto e que mede hábitos não apenas de consumo de mídia, mas também de outros bens de consumo e serviços.

As informações foram colhidas no primeiro semestre, com 29 mil pessoas ouvidas em 13 mercados.

Os 13 mercados incluem Brasília, regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Goiânia e São Paulo e mais o interior de São Paulo. De acordo com o instituto, esses mercados recebem 86% dos investimentos publicitários.

Em todo o país, a penetração dos jornais corresponde a 43% da população com dez anos ou mais.

As regiões metropolitanas onde o hábito de leitura de jornais é mais difundido são Porto Alegre (74%) e Belo Horizonte (64%). Em São Paulo, a penetração dos jornais é maior no interior (48%) do que na capital (37%)

O número de leitores supera o da circulação dos veículos uma vez que o jornal costuma ser compartilhado por diferentes pessoas em uma mesma residência.

Pelo IVC, instituto que mede a circulação dos veículos, a tiragem média diária da Folha em todo o país, no ano passado, foi de 297,2 mil exemplares.

Segundo Diego Oliveira, diretor da Ipsos Marplan, neste ano a pesquisa inovou ao incluir novas perguntas que permitem analisar como se comportam os leitores de jornal pelo país.

A grande revelação do estudo, afirma Oliveira, é a constatação de que existe uma grande fidelidade dos leitores em relação aos veículos impressos. "As pessoas acessam a internet do computador, do celular, mas não deixaram o hábito de ler jornal ou revista."

O estudo mostra também que o leitor costuma estar bastante concentrado quando lê jornal. Questionados sobre quais atividades exercem enquanto leem jornal, a maioria dos entrevistados (mais de 60%) afirmou não realizar nenhuma outra atividade.

A principal razão que leva uma pessoa a ler jornal é para saber das notícias (45%). Manter-se atualizado foi a segunda principal razão, apontada por 37% dos entrevistados. Informar-se sobre notícias de esportes vem em terceiro lugar (31%). Em seguida vêm aprender sobre cultura geral (28%) e se informar sobre shows e espetáculos (26%).

(MARIANA BARBOSA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.