Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em 2º turno, candidato do PRB venceria Serra e Haddad

DE SÃO PAULO

Celso Russomanno (PRB), líder isolado nas simulações de primeiro turno, venceria tanto José Serra (PSDB) quanto Fernando Haddad (PT) num eventual segundo turno para prefeito de São Paulo.

Num embate direto com o tucano, Russomanno triunfaria por 58% a 30%.

Se disputasse a etapa final com o petista, ganharia por 56% a 30%.

O Datafolha também perguntou aos eleitores em quem eles votariam se a disputa final ficasse entre Serra e Haddad, tecnicamente empatados em segundo lugar na simulação de primeiro turno.

Nesse caso, Haddad venceria Serra por 46% a 37%.

Os dados são do levantamento realizado ontem e anteontem com 1.078 eleitores na capital. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Esta é a primeira vez na atual disputa que o Datafolha fez simulações de segundo turno em São Paulo.

HISTÓRICO

Desde a instituição da regra do segundo turno em eleições municipais, em 1992, nenhuma disputa na capital paulista foi concluída no primeiro turno.

Em 1988, a última eleição municipal sem a norma do segundo turno, a então petista Luiza Erundina virou prefeita após terminar o turno único com menos de 50% dos votos. Pelas regras atuais, ela teria que disputar uma segunda etapa com Paulo Maluf.

Desde 1992, quando Maluf foi eleito prefeito, o PT sempre esteve presente nas disputas de segundo turno em São Paulo.

Mas venceu apenas uma vez: em 2000, com Marta Suplicy, hoje senadora e apoiadora de Haddad.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.