Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mensalão - o julgamento

Ministra diz que Valério fez lobby no Banco Central

Para ela, ação de empresário possibilitou empréstimos do Rural ao PT e a agências

Rosa Weber afirma que Valério também agendou encontros de dirigentes do banco com José Dirceu

DE BRASÍLIA

A ministra do Supremo Rosa Weber disse ontem, em seu voto, que o empresário Marcos Valério fazia "uma espécie de lobby" no Banco Central e que ele atuou para agendar reuniões do Banco Rural com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Ela mencionou o lobby ao analisar a concessão de empréstimos do Rural às empresas de Valério e ao PT.

Weber afirmou que Valério tinha "tratamento especial" no banco devido à sua "interlocução com a própria administração pública, fato admitido inclusive por Kátia Rabello", na época presidente do Banco Rural.

Para a ministra, isso torna "inverossímil" a alegação da cúpula do banco de que Valério era "cliente normal". "Parece-me evidente que dele [Valério] lançaram mão, a direção do Rural, em decorrência das boas relações por ele mantidas com o PT."

A ministra também apontou que o publicitário agendou ao menos três reuniões do Rural na Casa Civil e teria participado de pelo menos um deles ao lado de Kátia.

Em seu voto, o ministro Luiz Fux sugeriu que o Rural ajudou financeiramente o PT por meio de Valério. "Desde o início do processo foi revelado à saciedade que o núcleo financeiro deu apoio, através de um núcleo publicitário, para uma agremiação partidária", disse.

Na sessão de segunda, o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, também mencionou a capacidade de Valério de intermediar interesses do Rural no governo federal.

Dirceu sempre negou ter conhecimento dos empréstimos concedidos ao PT e não relacionava as audiências na Casa Civil ao esquema.

As acusações contra o ex-ministro ainda não têm data para serem analisadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.