Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo ministro é conhecido pela discrição

DE BRASÍLIA

Teori Zavascki (sobrenome de origem polonesa) é conhecido por colegas pela discrição e pelo rigor no respeito ao rito processual.

No domingo, em rápida audiência, a presidente Dilma disse que o escolheu, principalmente, por ser discreto.

Ele atuou a favor da União em processos fazendários, como em casos ligados ao Incra.

Em 2010, foi um dos dois votos contrários à prisão preventiva do ex-governador do DF José Roberto Arruda, pelo escândalo Caixa de Pandora -12 votaram a favor. Também negou recurso do Ministério Público contra decisões de instâncias inferiores que livraram o ex-ministro Antonio Palocci de processo por improbidade administrativa.

Em 2011, negou, como relator, pedido de procuradores para condenar o ex-presidente Fernando Collor por atos praticados no cargo -manteve decisão do Tribunal Regional da 1ª Região. Também votou a favor do desmembramento de ação penal do Espírito Santo em que havia só um dos nove réus com prerrogativa de foro. Sua posição foi seguida pelos demais colegas, que mantiveram então dois réus na ação.

Zavascki chegou ao STJ em 2003 -indicado por Fernando Henrique Cardoso, recebeu a nomeação de Lula.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.