Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Relator propõe realizar sessões extras para agilizar julgamento

DE BRASÍLIA

O relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, propôs ontem realizar sessões extras para agilizar o julgamento.

O presidente da corte, Carlos Ayres Britto, praticamente adiantou que concorda com a proposta, ao dizer que está "receptivo" à ideia.

O STF deverá bater o martelo sobre novas sessões de julgamento amanhã, mas ministros ouvidos pela Folha avaliam que a proposta de Barbosa deve prosperar.

"Sugiro que reexaminemos a sequência desta ação penal. Acho que talvez posse conveniente estudarmos sessões extras exclusivamente para esse julgamento", afirmou o relator, que alega estar fazendo o possível para reduzir seu voto: "Na condição de relator, tenho a obrigação de trazer todo o voto".

A maioria dos ministros concorda com a agilização do julgamento, mas ainda não há ainda consenso sobre quantos encontros a mais por semana seriam necessários. Pelo ritmo atual, o caso poderia chegar até meados de novembro, época em Ayres Britto deverá se aposentar.

Alguns integrantes do STF ouvidos na ontem avaliam que bastaria um encontro a mais por semana para garantir que o julgamento termine até o meio de outubro.

Um deles é o próprio Barbosa: "Eu falei agora para convocar mais sessões. Uma a mais por semana. O horário, o dia, eu não sei. Porque o tribunal está parado, praticamente um mês e meio".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.