Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate

Cachoeira negociou sistema para fraudar licitação, afirma PF

Grampo mostra empresário e ex-diretor da Delta discutindo software que permitiria fazer lances mais rápidos em pregão

Agentes investigam se grupo usou mecanismo em licitações; empresa citada por Cachoeira nega que venda sistema

MATHEUS LEITÃO
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

Escutas telefônicas da Operação Monte Carlo, feitas pela Polícia Federal, revelam que o empresário Carlinhos Cachoeira negociava um software para burlar licitações feitas por pregão eletrônico.

O dispositivo foi classificado de infalível pelo grupo do empresário, em conversas gravadas pela PF, às quais a Folha teve acesso.

Em escuta de março de 2011, Cachoeira trata da aquisição do software com o ex-diretor da empreiteira Delta no Centro-Oeste Claudio Abreu. Ele afirma que o grupo ganharia "tudo quanto é licitação" com o dispositivo, que, diz Cachoeira, funcionaria por meio de uma maleta.

Não fica claro na conversa como seria o funcionamento do programa nem o papel da maleta para influenciar os pregões, feitos a partir de lances dados pela internet.

O uso de um sistema para fraudes em licitações já foi identificado pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério do Planejamento.

Os órgãos descobriram que o programa identificava os lances dos oponentes e, de maneira quase imediata, dava lances um pouco menores, facilitando a vitória.

Por isso, em dezembro de 2011, o governo editou portaria para impedir que fossem feitas propostas em menos de 20 segundos após um lance.

Cachoeira e o ex-diretor da Delta foram presos por, entre outras acusações, corromper agentes públicos para ganhar licitações para a construtora -da qual o empresário era sócio oculto, segundo a PF.

Os agentes investigam se o grupo chegou a usar o equipamento em algum pregão eletrônico realizado em Goiás ou em outros Estados.

FORNECEDORA

Nos grampos, Cachoeira e Abreu citam uma empresa chamada Régula como a fornecedora da maleta, que seria fabricada em Belarus.

Cachoeira conta a um interlocutor que conseguiu um desconto. "O problema é que eles queriam R$ 22 por coisa, aí eu fechei com eles a R$ 7", relatou o empresário.

"O dono da maleta é uma tal de Régula. Eles são exclusivos no mundo inteiro, cara. A gente ganha todas as licitações", completou ele.

O represente da Régula no país, Alexandre Marinho, afirmou que foi procurado por pessoas citadas por Cachoeira no grampo. Eles queriam ser representantes de um equipamento vendido pela empresa.

Marinho negou, entretanto, que seja a maleta. Segundo ele, a empresa vende equipamentos de prevenção de fraudes em veículos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.